Como parte das comemorações dos 406 anos de fundação de Belém, o bairro da Cabanagem, um dos mais populosos da capital, recebeu na tarde desta quarta-feira, 12, a Usina da Paz, espaço voltado para a transformação social.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da entrega do complexo, que vai contar com diversos serviços. "É um presente ao bairro da Cabanagem, que homenagea uma revolução importante do Brasil. Que bom que as crianças e os jovens daqui vão poder usar a biblioteca. Informo que a unidade de saúde vai voltar a funcionar 24h, depois de 17 anos", anunciou o prefeito Edmilson Rodrigues.
A inauguração da usina contou com a presença de diversas autoridades e de moradores do bairro da Cabanagem, que puderam assistir apresentações culturais e conhecer cada parte do complexo.
O taxista José Monteiro, de 73 anos, mora há 30 anos no bairro da Cabanagem. "Fico muito feliz com esta usina aqui na Cabanagem. Vai ser um lugar de lazer e aprendizado para todos nós moradores, principalmente para tirar a juventude das ruas", declarou.
Na ocasião, o prefeito Edmilson Rodrigues, ao lado de vereadores da capital, entregou o título de cidadão de Belém, concedido pela Câmara Municipal de Belém (CMB), ao titular Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Ricardo Balestreri.
Política social
A Usina da Cabanagem faz parte de uma política pública desenvolvida pelo Governo do Estado do Pará, que visa reduzir a criminalidade por meio de ações sociais.
O local conta com espaços para área da assistência, esporte, saúde, onde serão desenvolvidos mais de 80 serviços, como oficinas, aulas de esporte e cursos livres de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.
O governador Helder Barbalho anunciou que outros bairros de Belém vão contar com mais usinas. "Queria agradecer a parceria municipal. Vamos entregar ainda no Guamá, Jurunas, Terra Firme, visando transformar o estado em um local mais justo".
Entregas – O prefeito Edmilson Rodrigues e o governador Helder Barbalho também entregaram no bairro da Cabanagem a Escola Estadual José Valente, localizada na rua do Benjamin.
A escola estadual vai atender mais de 600 alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio Regular (1ª a 3ª séries). Foram investidos mais de R$ 1,9 milhão que possibilitaram a melhoria de sete salas de aulas, laboratório de informática e multifuncional, biblioteca, direção, secretaria, coordenação pedagógica, sala dos professores, arquivo, banheiros masculino e feminino, cozinha, recreio coberto, quadra poliesportiva coberta.
Também foi entregue a rua Lucas Miranda, na Cabanagem, totalmente pavimentada.
Texto: Victor Miranda