Os moradores do bairro de Val-de-Cans receberam na manhã deste sábado, 28, serviços sociais e de saúde na Ação Cidadania, organizada pela Prefeitura de Belém, em parceria com órgãos estaduais e federais.
A professora Eliana Aragão aproveitou o dia de folga para ir até a Ação. “Como eu trabalho a semana inteira, é bem complicado ficar pedindo liberação para resolver essas coisas de documentos e até ir ao médico. Aproveitei a oportunidade de hoje para solicitar o meu cartão do SUS e trazer minha filha para tirar a carteira de identidade”, comentou.
A Ação aconteceu das 8h às 13h, na escola Dom Pedro I, no conjunto Marex. Mais de 1 300 pessoas procuraram o local, onde puderam solicitar documentos como RG, CPF, certidão de nascimento, carteira de trabalho e também solicitar seguro-desemprego, receber atendimento jurídico, orientações de educação ambiental e reciclagem,além de realizar o cadastro ou receber orientações quanto ao programa social Bolsa Família.
O evento desenvolveu ações sociais que priorizam a segurança e o bem estar da população, buscando contribuir para o combate à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e de segurança pública. Para isso, orientações por meio de palestras foram ministradas enquanto as pessoas aguardavam a emissão dos seus documentos. Prevenção ao uso de drogas, Lei Maria da Penha, perigo aviário e doenças sexualmente transmissíveis foram temas abordados com a população.
Ao longo da palestra a respeito do perigo aviário, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os moradores da área foram orientados sobre os fatores que contribuem para o risco de colisão de aeronaves com urubus. Foi ressaltada a participação que a população pode ter para evitar o acúmulo dessas aves no bairro. Enquanto aguardava o seu filho tirar a carteira de trabalho, a auxiliar administrativa Andressa Mata, participou da palestra e aproveitou para tirar suas dúvidas. “Pelo fato de morar nessa região, eu já era atenta ao tema é procuro sempre fazer a minha parte. Mas depois de hoje o assunto ficou mais esclarecido pra mim e descobri de que forma posso ajudar ainda mais”, pontuou.
Os serviços de saúde estavam entre os mais procurados, com mais de 400 atendimentos. A população pôde emitir o cartão do SUS, verificar pressão arterial, glicemia e se imunizar com a vacina de tríplice viral. As meninas de 9 a 11 anos de idade, foram imunizadas contra o HPV. O público também participou de ações educativas de prevenção a endemias como a dengue, chikungunya e doença de Chagas.
“Por meio dessa ação nos buscamos sanar as dificuldades que a pessoas possuem na emissão de documentos e em outros serviços. Além disso, queremos disponibilizar à população o conhecimento de seus direitos. É uma ação completa, que leva serviço e informação”, ressaltou Ray Moraes, assessor do Gabinete de Gestão de Integração do Município (GGIM).
Texto: Andreza Carvalho