Mais de 100 doses de vacinas foram aplicadas no primeiro dia de atividades da Unidade Móvel de Vacinação, levada pela Secretaria Municipal de Saúde ao bairro de Canudos, na manhã desta quinta-feira, 19. A iniciativa pretende facilitar o acesso da população de áreas distantes das unidades de saúde às vacinas disponibilizadas pelo SUS.
A ação no bairro de Canudos segue até esta sexta-feira, 20, das 8h30 às 12h, na travessa Segunda de Queluz, entre Silva Rosado e Américo Santa Rosa. “Inicialmente a unidade móvel atuará de quinze em quinze dias em bairros mais distantes das salas de vacina, como forma de reforçar o trabalho de imunização já realizado pela Sesma e, dessa maneira, ampliar a cobertura vacinal no município”, explicou Leila Flores, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesma.
O estudante André Quadros, 25 anos, ficou feliz em poder atualizar o cartão de vacina, principalmente pela facilidade de morar há poucos metros do local onde a unidade ficou estacionada. “Para ser admitido no meu atual trabalho precisei tomar algumas vacinas, mas acabei não retornando no posto para dar continuidade nas doses seguintes. Então, aproveitei a oportunidade de hoje para ficar em dia e imunizado”, contou. André tomou vacinas contra gripe, febre amarela e hepatite b.
A unidade móvel tem capacidade de atender cerca de 70 pessoas por ação, com atuação de sete servidores, entre técnicos e enfermeiros. O veículo possui a mesma estrutura de uma sala de vacina fixa e oferece todas as doses do calendário de imunização infantil, adolescente, adulto, gestante e idoso.
Obedecendo religiosamente o esquema vacinal das imunizações, a dona de casa Paula Ferreira, levou o filho Heitor, de seis meses, para a rotina da vacina contra a Poliomielite (VIP). “Sei a importância que isso tem para a saúde dele e influenciará para o resto da vida”, ressaltou.
Para a coordenadora do Programa Municipal de Imunização da Sesma, Nazaré Athayde, manter a carteira de vacinação atualizada é a principal maneira de contribuir para a redução da incidência de doenças imunopreveníveis. “Tem sido observada a volta de várias doenças que já eram consideradas controladas, erradicadas e, até mesmo, eliminadas, como a caxumba e febre amarela, que podem ser prevenidas com vacinas. Por isso é importante que os pais mantenham a carteira de vacinação de suas crianças e adolescentes atualizada. Assim como os adultos e idosos também devem estar atentos com as suas vacinas”, pontuou.
A próxima ação da Unidade Móvel de Vacinação está prevista para o bairro do Jurunas.
Texto: Andreza Carvalho