Com o intuito de dialogar com moradores, identificar as situações de vulnerabilidade de segurança do local e desenvolver ações preventivas, o Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), da Prefeitura de Belém, realizou no Centro Comunitário do bairro Curió Utinga, o Fórum Comunitário de Segurança, na tarde desta quinta-feira, 28.
Por meio do fórum é possível fomentar a discussão de assuntos pertinentes entre a comunidade e cria, ainda, um diálogo com o setor da segurança pública. Alguns indicadores da violência são levantados com a ajuda da própria comunidade para, então, ser abordado durante o encontro.
Para a coordenadora do Conselho Comunitário de Segurança do Curió Utinga (Conseg), Tânia Rodrigues, o momento serviu para discutir e planejar ações que irão beneficiar a comunidade. “Aqui a gente tem a oportunidade de levantar assuntos para realizar palestras e saber como abordar também ações com as igrejas, eventos esportivos, de modo que a gente crie um ambiente para envolver principalmente os jovens”, disse Tânia que é moradora do bairro há 33 anos. “Desde que nosso bairro passou por essa mudança estrutural, ganhamos não só o Parque do Utinga, mas também, infraestrutura e opções de lazer como a academia ao ar livre, ou seja, foram ações privilegiadas”.
Martha Falcoski, secretária do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), lembrou que a comunidade costuma ir ao gabinete para levar demandas, e nos encontros dentro dos bairros, eles têm oportunidade de somar mais ideias para apresentar aos diversos setores de segurança pública. “Assim vemos como podemos melhorar para garantir mais segurança às famílias”, destacou.
Morador há 30 anos do Curió Utinga, o agente de portaria Luiz Carlos Pena, 54, declara que a ação é bem-vinda. “A gente precisa desse tipo de ação, até porque o período de veraneio está aí e quanto mais a gente aprender a lidar com ações preventivas para repassar às crianças e jovens, é melhor. Agradeço por esse momento, porque só temos bons exemplos para tirar daqui”, elogiou.
A ação ocorreu em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup) e reuniu representantes do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Guarda Municipal de Belém (GMB), Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBM PA) e das Secretarias de Segurança Pública do Estado (Segup) e de Educação (Seduc).
Texto: Karla Pereira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								