Após enfrentar 16 anos de abandono pela gestão anterior, a Unidade de Educação Infantil (UEI) Professor Wilson Bahia de Souza, no bairro do Curió-Utinga, pertencente ao Distrito Administrativo do Entroncamento (Daent), passou por uma série de obras, que incluem trocas do telhado e do forro, pintura, manutenção do sistema elétrico e climatização das salas.
A reforma foi orçado em R$ 76.492,61, provenientes do Fundo Municipal de Educação (FME), e era muito aguardada pelos professores, alunos e familiares. O resultado pôde ser visto nesta terça-feira, 31, quando o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Márcia Bittencourt, reinauguraram a UEI, localizada na passagem Cruzeiro.
A Unidade reiniciará as atividades presenciais no próximo dia 13 de setembro. Esta foi a segunda Unidade de Educação Infantil (UEI) reinaugurada pela prefeitura. A primeira reforma entregue ocorreu no último 12 de agosto, com a Unidade de Educação Infantil (UEI) COHAB III.
“Os professores são concursados e extremamentes qualificados. Eu só tenho a parabenizar a Secretaria Municipal deEducação. Aqui, crianças de 0 a 3 anos do Curió-Utinga terão excelentes professoras, alimentação, tempo integral, carinho, respeito e acompanhamento psicológico e pedagógico. Elas terão um futuro justo e feliz, porque merecem e têm direito”, ressaltou o prefeito Edmilson Rodrigues.
“Meu filho acordou cedo. Hoje, às 7h da manhã já estava de pé, se arrumou e nem tomou café direito pra vir conhecer a UEI reformada. Ele sentiu falta das atividades da escola, do acolhimento das professoras e das cantigas”, disse a recepcionista Ivelize Fonseca, 24 anos, mãe do pequeno Brawan Fonseca, 3 anos, que estuda desde o berçário na UEI. Para ela, a volta à escola, agora reformada, significa o cuidado com os alunos, por parte da gestão municipal.
Ficar longe do ambiente escolar e do convívio com outras crianças acarretou sintomas de ansiedade no Brawan. “Ele ficou muito agitado e irritado, procurava coisas para fazer. Foi um ano bem complicado”, declarou Ivelize. A recepcionista ainda relata que os filhos Alessandro, 05 anos, e Ryan, 07 anos, chegaram estudar na Unidade, antes da reforma. “Na época de chuva não tinha como as crianças ficarem dentro da sala, era goteira, sala quente e falta de equipamento”.
Levantamento estrutural – Como parte do projeto pedagógico de zerar o analfabetismo na capital paraense, a Prefeitura de Belém por meio da Semec realizou no início do ano levantamento estrutural de todas as unidades escolares. Em oito meses de gestão, a Prefeitura Municipal executa 77 obras nos espaços educacionais do município.
“A Unidade de Educação Infantil Professor Wilson Bahia de Souza é fruto do Congresso da Cidade, a experiência de planejamento com participação popular. A UEI foi inaugurada em 2004 e homenageou um comunitário, com formação acadêmica intelectual, professor, que trabalhava na área do lazer e esporte, Wilson Bahia. É muito bom reinaugurá-la”, afirmou o prefeito de Belém.
Funcionamento noturno – Na reinauguração, a titular da Semec, Márcia Bittencourt, anunciou que a Unidade de Educação Infantil Wilson Bahia será a primeira a funcionar no período noturno. O projeto está na fase de planejamento pelos professores da UEI. “Nós recebemos vários pedidos para creche noturna, porque algumas mães trabalham ou estudam à noite. Nós começamos a fazer essa análise, dialogamos com a comunidade, e as educadoras da escola concordaram. Então, aqui vai ser a primeira creche noturna de Belém. É um projeto que será pautado e precisa ser aprovado pela Câmara Municipal de Belém”, explicou a secretária.
Estrutura – A UEI Wilson Bahia tem quatro salas de aula, sala de coordenação, banheiro de funcionários, dois banheiros infantis, uma cozinha para o berçário, uma cozinha para o maternal, um depósito de materiais, um depósito de merenda, uma lavanderia e parquinho. O espçao atende 86 crianças, de 0 a 3 anos.
A nova estrutura fará toda diferença no dia a dia com as crianças, na hora de brincar e ensinar. A professora de ensino infantil, Aline de Cássia Souza, relatou a emoção de poder voltar a ter contato com os estudantes, depois do isolamento social ocasionado pela pandemia. “É um sentimento de alegria e gratidão de todas nós, professoras. Estamos gratas pelo o que foi feito aqui. Porque esse espaço não é pra gente, é pra comunidade. E eles merecem o nosso amor”, disse a educadora.
Homenagem – A Prefeitura de Belém também homenageou a viúva do professor Wilson Bahia, professora Celi Bahia, que lutou e acompanhou, durante a década de 1990, a trajetória do esposo, responsável por articular junto à comunidade a construção da Unidade de Educação Infantil no bairro Curió-Utinga.
"Este momento aqui é extremamente importante. Ser homenageada neste espaço é emocionante, porque eu vejo que o meu trabalho faz sentindo. O meu trabalho afeta as professoras, os alunos e as famílias. Isso aqui é motivo de alegria. É gratificante", finalizou a professora.
Texto: Joyce Assunção
 
								 
															 
								 
															 
								 
								 
								