Bairros do Dagua priorizam conclusão das obras do Promaben

A Plenária do Tá Selado no Distrito Administrativo do Guamá (Dagua), que reúne os bairros de Canudos, Universitário, Cremação, Condor, Terra Firme, Jurunas e Guamá, realizada na noite desta quinta-feira, 07, aprovou como prioridade a conclusão das obras do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben).

A plenária do Tá Selado, o fórum permanente de participação popular da Prefeitura de Belém, foi realizada no estacionamento do Promaben.

“Os bairros da Bacia da Estrada Nova abraçaram o Promaben. As comunidades compreendem a importância de fortalecer o Programa e fazê-lo sair do papel. Um trabalho árduo, com a participação popular, nos auxiliando a corrigir as falhas no caminho e direcionar os recursos da maneira mais eficiente”, afirmou o coordenador-geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues, que participou da plenária.

Todos os bairros aprovaram a conclusão das obras de saneamento e urbanização que estão sendo realizadas na Sub-bacia 1 e que incluem macro e microdrenagem, sistema viário, pontes, construção do canal de descarga da Caripunas, uma Estação de Tratamento de Esgoto, estações elevatórias, redes de esgoto e urbanização.

O secretário de Gestão e Planejamento e coordenador-geral do Tá Selado, Cláudio Puty, destacou as dificuldades que a Prefeitura enfrenta com um orçamento apertado, comprometido com despesas de pessoal e vinculadas, que deixam uma margem reduzida de recursos para investimentos. Os recursos para o Tá Selado somam R$ 44 milhões, mais financiamentos. As obras serão priorizadas de acordo com os recursos destinados a cada distrito.

Os conselheiros vão se reunir em seus bairros para decidir as prioridades a partir do levantamento apresentado na plenária, que inclui obras nas áreas de saneamento, saúde, educação e esporte e lazer.

A plenária também elegeu os representantes dos bairros para o Conselho da Cidade que participarão como delegados no Congresso da Cidade previsto para acontecer no próximo dia 14, quando devem ser aprovadas as propostas dos distritos que serão incluídas no orçamento. Foram eleitos 32 conselheiros titulares e 32 suplentes para o Distrito Dagua, sendo um do bairro de Canudos, um do Universitário, três da Cremação, quatro da Condor, seis da Terra Firme, sete do Jurunas e 10 de Guamá.

“Nós vencemos o desafio de fazer uma atividade dessas em meio a uma pandemia. Capitaneados pelo prefeito Edmilson Rodrigues, conseguimos trazer as pessoas para o debate. É gratificante a gente ver o povo das comunidades fazendo esse debate com a gente”, afirmou o coordenador do Tá Selado, Benedito Costa, o Bené do Jurunas.

Marquinho Silva, também coordenador do Tá Selado, afirmou que “o povo delegou ao prefeito Edmilson Rodrigues a prerrogativa de decidir o que fazer com o dinheiro, mas o prefeito não quis decidir só, chamou o povo que hoje está aqui reunido discutindo em cima do orçamento que tem para o distrito aquilo que vai ser prioridade”.

“Hoje nós estamos aqui elegendo um novo Conselho da Cidade para ajudar o companheiro Edmilson administrar a nossa cidade, tocar as obras que são necessárias para o nosso povo e fazer uma Belém para todos”, afirmou Miguel Andrade, conselheiro e agente ambiental.

Texto: Raimundo Sena

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar