A Banda Filarmônica da Escola Municipal Maria Luiza realiza nesta sexta-feira, 19, o seu primeiro recital, em uma live, por meio do “Projeto Música na Escola”. O recital faz parte da premiação do professor da rede municipal, maestro Quézede Dias, que foi contemplado pelo edital de bandas de música ou sinfônicas, da Lei Aldir Blanc Pará, promovido pela Academia Paraense de Música, juntamente com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A transmissão será pela página do maestro no Facebook.
A banda da Escola Maria Luiza, que fica localizada no bairro da Sacramenta, foi uma das três bandas municipais aprovadas no edital que premiou o professor da escola, por reconhecer a criação, transmissão e a difusão de práticas artísticas musicais na escola.
“O projeto proporcionou a doação de instrumentos de percussão de alta qualidade. Além da compra de outros acessórios e oficinas para os alunos da escola”, explicou o Maestro Quézede.
A escola Maria Luiza possuía há 20 anos uma banda de fanfarra, porém, em 2019, o Projeto Música na Escola começou a ser praticado pela unidade de educação e desde então alunos, ex-alunos e comunidade fazem parte do projeto que educa por meio da música.
“A musica é a nossa alma falando. O projeto pode levar os nossos estudantes a falar com a alma e com o coração. Espero que esse projeto se perpetue e possa proporcionar a escola, aos familiares e as crianças a possibilidade de inserção na arte, para que eles se vejam como artistas. Sobretudo incentivar muitas outras crianças para que possam viver a arte”, disse Márcia Bittencourt, secretária municipal de Educação.
Texto: Amanda Cardoso
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								