O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou, nesta terça-feira, 18, da cerimônia de assinatura do Termo de Adesão do Programa "Creche Para Todos", do Governo do Pará, realizada no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas.
Participaram da cerimônia representantes de diversas prefeituras, órgãos judiciais e estaduais. O programa prevê o regime de colaboração entre o governo do estado e as prefeituras com a finalidade de reduzir o déficit educacional no estado e corrigir o fluxo da distorção série-idade, por meio da construção e aparelhamento de creches-escolas para atender crianças de até cinco anos.
"Belém tem um déficit grande de creches. Nós últimos três anos, segundo o Ministério da Educação, a gestão anterior fechou 3.400 vagas na educação infantil. Já conseguimos recuperar bastante com as novas matrículas", explicou o prefeito Edmilson Rodrigues.
Representantes de 88 prefeituras assinaram o termo de adesão, que atesta o interesse do município em contar com a unidade educacional, sendo que a quantidade de unidade para cada cidade só será confirmada após a adesão, registro e o processo de licitação.
Segundo o governador Helder Barbalho, que também participou do evento, a parceria prevê que o município entre com o terreno e o estado fica responsável pelas obras da unidade e a mobília de todo o espaço.
"A licitação será por meio de lotes regionais. A previsão é que, após as assinaturas, em 60 dias possamos começar as obras. Com isso, o governo do estado pretende ampliar em 30 mil as novas vagas de creches em todo o Pará", comentou o governador Helder Barbalho.
Para a diretora-geral da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Araceli Lemos, essa nova unidade vai ajudar na oferta de vagas da capital. "Belém vai ser contemplada com o projeto e ajudar no nosso projeto de ampliar as nossas ofertas de vagas para a educação infantil", comentou.
As unidades educacionais poderão atender 200 crianças em um espaço com salas de aulas, berçário, lactário. Também haverá área recreativa coberta, brinquedoteca, sala multiuso, auditório e biblioteca. Segundo o prefeito Edmilson Rodrigues a educação é uma das políticas sociais mais importantes da gestão atual.
"São crianças que precisam de creches para que as mães trabalhem. Isso é uma política social de grande abrangência, que é favor do trabalho das mães e, principalmente, a favor da educação, pois sem ela é impossível pensar em um futuro feliz para Belém".
Texto: Victor Miranda
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								