Belém completou 400 anos no último dia 12 de janeiro, mas as homenagens pelo quarto centenário da capital paraense ainda não acabaram. Durante o carnaval 2016, além dos blocos e escolas de samba da capital se dedicarem especialmente às comemorações, apresentando ao público da Aldeia Amazônica um desfile com sambas direcionados à cidade. Em São Paulo, a tradicional Escola de Samba X-9 Paulistana tem como tema do enredo “Açaí-Guardiã! Do amor de Iaçã ao esplendor de Belém do Pará”.
A agremiação, que encerrará as apresentações no sambódromo do Anhembi, às 5h da manhã de domingo, dia 7 de fevereiro, vai cantar o açaí e a história de Belém no Carnaval de São Paulo. “Nós vamos fazer uma viagem por Belém através da fruta, o açaí, e conhecer também um pouco do estado do Pará”, adianta o carnavalesco da escola, André Machado. “Vamos mostrar as riquezas e cultura de Belém”, completa.
Entre os elementos que terão destaque ao longo do desfile, o público vai observar o modo de como a escola vai retratar o período do Ciclo da Borracha, o Forte do Presépio e a feira do Ver-o-Peso. Para encerrar a apresentação, a X-9 Paulistana quer comover o público com uma representação do Círio de Nazaré. “A gente vai tentar mostrar com bastante verdade o Círio de Nazaré, com cerca de 200 pessoas. Inclusive eu estarei segurando a corda do Círio”, conta o carnavalesco.
“Belém do Pará é o maior produtor de açaí do Brasil, e, no ano em que a cidade completa 400 anos, resolvemos unir o útil ao agradável e prestar uma linda homenagem para a cidade morena”, completa entusiasmado o carnavalesco. A diretoria da escola aposta confiante na conquista do título deste ano. “Estamos com carros gigantescos, alegorias lindas, além de um enredo maravilhoso, digno de uma vitória”, ressalta o presidente da X-9, André Santos. “Toda a escola acredita muito nesse título e se ele vier será um presente nosso aos 400 anos de Belém do Pará”, concluiu.
Nas cores verde, vermelho e branco a escola entra na avenida, com cerca de três mil componentes que estarão divididos nos 05 carros alegóricos e 28 alas.
Letra do samba
O samba-enredo da X-9 Paulistana foi composto por Accyoly Filho, Saulo Mesquita, Turko, Maradona, Fabio X9, Thiago Japa, Rafa do Cavaco, Mixaria, Carlos Alberto, Dom Henrique e MP08.
'Açaí guardiã! Do amor de Iaçã ao esplendor de Belém do Pará'
Ecoou… O rufar do meu tambor
"Do amor de Iaça ao esplendor de Belém do Pará"
Lugar de rara beleza
Encantos da mãe natureza
Onde a velha sábia revelou
O sacrifício que a tribo suplantou
Índia tão bela, sua lágrima o fruto fez brotar
Do solo sagrado brasileiro
Correu o mundo e tem história pra contar
O povo Tupinambá foi o primeiro a provar
E fez a festa na aldeia
É canto e devoção, somos todos irmãos
Sangue cabano tá na veia
As margens do rio, mercado popular
Destaque na cor e no seu paladar
Dela tudo se aproveita, árvore sagrada
Culto de mina-nagô
Ôôô, saúde e bem estar
Ôôô, pra revitalizar
Na procissão de fé do Círio de Nazaré
Hoje clamo em oração
Oh! Virgem santa, abençoai meu pavilhão
São quatrocentos anos guardados no coração
X-9 é amor verdadeiro
Sempre em primeiro lugar
A "energia" do meu samba vem aí
Tá na boca o sabor do açaí
(Texto com colaboração de Clayton Santos)
Texto: Adriana Pereira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								