Belém é a cidade que mais avançou em propostas concluídas na região Norte

Em apenas um dos quatro anos de governo, Belém está em primeiro lugar entre as sete capitais da região Norte que mais avançaram em ações realizadas no primeiro ano de governo, cumprindo 21% das propostas de campanha, ficando acima da média nacional de 15%.

No comparativo entre as capitais das regiões Norte e Nordeste do País, a capital paraense também está à frente, empatando apenas com São Luís, no Maranhão, ambas com 21% das promessas executadas. Já em nível de Brasil, das 26 capitais, Belém ficou em sexto lugar, igualando-se a São Luís. O estudo não envolveu Brasília (DF).

Os dados foram publicados nesta terça-feira, 4, no Portal G1, que analisa propostas de governo. O levantamento considera o total de 1.091 ações sugeridas pelos prefeitos eleitos de 26 capitais brasileiras.

Do total de 1.091 propostas avaliadas pelo portal de notícias, 166 foram cumpridas, 201 cumpridas em parte, 716 ainda não cumpridas e oito ainda não avaliadas.

Assim, os números mostram que a média nacional de ações cumpridas ficou em 15%, 18% das promessas foram cumpridas parcialmente e 66% ainda não foram cumpridas.

O levantamento envolve as áreas de Administração, Direitos Humanos e Sociais, Economia, Educação e Cultura, Esporte, Habitação, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Saúde e Turismo.

Belém se destaca com programas sociais

Dentre essas áreas, em apenas 12 meses, a Prefeitura de Belém já cumpriu com implantação da Coordenadoria Antirracista, para garantir atendimento jurídico a vítimas de racismo e incentivar uma cultura antirracista na cidade.

Além da criação do programa Bora Belém, que já atende mais de 13 mil famílias vulneráveis com renda mínima de até R$ 450. Para mães atendidas pelo programa, o governo municipal criou o Donas de Si, oferecendo oportunidade de qualificação e autonomia financeira, com a reativação do Banco do Povo de Belém.

A Prefeitura também ampliou a oferta de vagas para educação infantil, universalizando as vagas no ensino fundamental. Em 2021, foram ofertadas 14 mil vagas para alunos da educação infantil, ensino fundamental e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Também foi implantado o programa Belém Alfabetizada, com proposta de zerar analfabetismo na cidade.

Na área da Mobilidade Urbana, a gestão avançou com a implantação do Integra Belém, inaugurando a Estação Mangueirão, criando novas linhas de ônibus e implementando experimentalmente o Bilhete Único.

Na Saúde, a gestão municipal reformou e entregou mais de dez unidades de saúde, implantou gerador elétrico nos hospitais e unidades das ilhas, entregou ambulanchas, ampliou a oferta de leitos e vacinou contra a covid-19 mais de 80% do público alvo.

Texto: Cleide Magalhães

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar