Encerra nesta sexta-feira, 21, em Belém, o 3º Encontro Regional Norte de Jardins Botânicos, realizado pela Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB). O evento que foi iniciado na última segunda-feira, 21, e teve como sede a capital paraense, reuniu dirigentes e corpo técnico dos jardins botânicos, áreas de conservação, estudantes universitários, pesquisadores e representantes das secretarias de meio ambiente, com o objetivo de fortalecer e integrar o trabalho entre os jardins botânicos da região norte.
O evento recebeu o apoio da Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), tendo como parte integrante, o Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia, onde foi realizada a parte prática do encontro e o Museu Emilio Goeldi, no qual ocorreram as atividades e palestras.
Para o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Paulo Porto, através do encontro entre os profissionais da área, o evento proporcionará o fortalecimento da rede de jardim botânico da região. “A troca de experiências com o encontro também é fundamental. Através dela, poderemos avaliar e melhorar o trabalho exercido na rede. O encontro estimula ainda o estudo da botânica e a conservação da biodiversidade”, comenta o engenheiro.
A Rede Regional Norte é integrada pelos Jardins Botânicos do Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi – PA, Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia – PA, Adolpho Ducke, de Manaus – AM e Parque de Ananindeua – PA.
“São 56 instituições que fazem parte da rede de jardins botânicos e eu posso afirmar que Belém está muito bem representada com o Bosque Rodrigues Alves. Gostaria de parabenizar a Prefeitura de Belém, através da Semma e de todos os funcionários do Bosque, por não medir esforços para cuidar desse espaço. Que ele seja cada vez mais reconhecido” destacou, o presidente da Rede Brasileira de Jardim Botânico, João Toledo
Bosque Rodrigues Alves – Situado na Avenida Almirante Barroso, o Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia é um dos principais cartões-postais da cidade das Mangueiras. Com uma área total de 15 hectares, o local é um pedaço da floresta amazônica, literalmente, preservado no coração da cidade.
O Bosque Rodrigues Alves abriga mais de 10 mil árvores e 435 animais, distribuídos na área de mata. Entre os animais estão, o peixe-boi amazônico, jacaré, tartarugas, jabutis, araras e macaco.
O complexo foi inaugurado como Parque Municipal em 25 de agosto de 1883. E em 2008, recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) o certificado de Jardim da Amazônia, o autorizando a funcionar como Jardim Zoológico, conforme a Lei da Fauna n° 5.197de 1997 e Licença de Operação n° 001/2008.
Texto: Ana Paula Azevedo
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								