Belém faz história e representa cidades do mundo na COP 30

Na plenária da UNFCCC, o Prefeito de Belém, Igor Normando, falou em nome da Constituency LGMA, destacando a importância da Amazônia, das soluções do povo da floresta e da colaboração global para a justiça climática.

Crédito: @frestapolitica

O Prefeito de Belém, Igor Normando, durante sua intervenção na Plenária Amazonas da COP30, representando oficialmente todas as cidades e regiões do mundo pela Constituency LGMA.

O Prefeito de Belém, Igor Normando, marcou presença na Plenária Amazonas, realizada na Blue Zone, no Parque da Cidade, em Belém, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). O evento ocorreu na noite desta terça-feira (18) e reuniu líderes globais para discutir desafios e soluções climáticas, com foco especial na preservação da Amazônia.

Em um momento histórico, o gestor municipal foi escolhido pela Constituency LGMA (Local Governments and Municipal Authorities) para representar oficialmente todas as cidades e regiões do mundo na plenária de alto nível da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC). Esse espaço é extremamente restrito: apenas um representante de cada grupo pode falar, e sua voz será ouvida por chefes de Estado, ministros e autoridades globais.

“Eu sou o prefeito Igor Normando, prefeito de Belém, cidade-sede da COP 30, e hoje, como prefeito da cidade, mas sobretudo como cidadão amazônida, sei da importância que este evento traz para a nossa cidade, porque é um grito de liberdade”, disse o prefeito Igor Normando durante sua intervenção.

Normando destacou que a Amazônia, por muitos séculos, foi apenas mais um capítulo nos livros de história, mas agora mostra ao mundo não apenas os desafios, mas também as soluções que vêm do povo da floresta. “Não existe mudança sem ação, não existe nenhum tipo de implementação se todos nós não nos juntarmos em prol de um só objetivo, que é construir um planeta mais solidário e mais justo. Não existe, de forma alguma, justiça climática, se não houver também justiça social”, reforçou.

Crédito: @frestapolitica

O Prefeito de Belém, Igor Normando, representou as cidades do mundo na COP 30, defendendo justiça climática, justiça social e o respeito à Amazônia e ao seu povo.

A manifestação do prefeito foi também um chamado à colaboração multinível e urbana, defendida pela LGMA, no contexto da UNFCCC. Ele enfatizou a importância de olhar não apenas para os rios e a floresta, mas também para as pessoas que vivem nesses ecossistemas: “Nós, amazônidas, sabemos os nossos desafios, mas, sobretudo, compreendemos também o nosso potencial. Hoje, o que trago aqui é uma mensagem das cidades, para que possamos avançar em colaboração e que o mundo passe a olhar a Amazônia com mais respeito.”

Veja também:

O momento representa um marco histórico: Pela primeira vez, um prefeito brasileiro — e justamente da cidade que sedia a COP — assume oficialmente a voz da Constituency da LGMA em um High-Level Segment (reunião ministerial da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável), reforçando que prefeitos e governadores estão na linha de frente da ação climática e precisam ser ouvidos, reconhecidos e financiados de forma sistemática.

Com essa participação, Belém reafirma seu protagonismo internacional e a importância da Amazônia na agenda global de mudanças climáticas, colocando a cidade e sua população como referências de ação, resiliência e soluções sustentáveis.

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar