Belém inicia a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo

A Prefeitura de Belém, através da Coordenação Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), iniciou nesta segunda-feira, 06, a campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite, que segue a mobilização nacional para o combate a essas doenças e ampliação da cobertura vacinal no país. A ação é voltada exclusivamente para crianças de 1 a 4 anos de idade, independentemente se já receberam alguma dose dessas vacinas.

Durante a campanha, Belém tem a meta de vacinar 95% das 79.309 crianças na faixa etária indicada. Pais e responsáveis devem levar suas crianças às unidades de saúde com sala de vacina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h com o cartão de vacinação da criança para avaliação do profissional de saúde. “Paralelamente à campanha, tanto a vacina contra a poliomielite quanto contra o sarampo estão disponíveis durante o ano todo nas salas de vacina, mas é importante ressaltar que o momento é de intensificação da vacinação, visto que há casos confirmados de sarampo no Brasil”, destacou a diretora da Divisão de Vigilância em Saúde (Devs), Leila Flores, explicando ainda as complicações que essas doenças podem causar. “A poliomielite resulta em perda da massa muscular e paralisia do membro atingido, já o sarampo, por sua vez, pode ter como sequelas a surdez, cegueira e complicações que podem levar à morte”, completou.

A vendedora Emilly Gouveia, 28, sabe da importância da imunização, por isso levou a filha Ana Luiza de três anos para se vacinar contra o sarampo logo no primeiro dia de campanha na Unidade de saúde do bairro de Fátima. “A melhor coisa é prevenir, por isso mantenho as vacinas dela todas em dia e ainda divulgo para minha família e vizinhos sobre a importância dessa vacina”, ressaltou Emilly.

A dona de casa Tatiane Macedo tem dois filhos, mas só o Benjamin de 1 ano precisa tomar a vacina durante a campanha e ela conta que faz questão de manter a caderneta de vacinação dos filhos atualizada. “Toda e qualquer vacina é importante por isso devemos trazer nossas crianças para essas campanhas. Acredito que as pessoas devem procurar os postos de saúde o quanto antes e não deixar para última hora”, frisou.

O secretário de saúde de Belém, Sérgio de Amorim Figueiredo, ressalta que a vacinação é uma das mais relevantes formas de prevenção de doença. “Nossas salas de vacina estão de portas abertas para que todas as crianças sejam imunizadas e minimizem o risco dessas doenças que podem até mesmo comprometer o futuro de uma criança”, comentou o titular da Sesma.

No sábado, dia 18 de agosto, será realizado o Dia D, com 305 postos espalhados por toda a capital, distritos e ilhas. É importante que o responsável não esqueça de levar a carteira de vacinação da criança.

SERVIÇO

Campanha nacional de vacinação contra poliomielite e sarampo, de 06 a 31 de agosto. As vacinas estão disponíveis nas Unidades Municipais de Saúde e Estratégias Saúde da Família com sala de vacina, das 8h às 17h. Esclarecimentos pelos telefones (91) 98417.0332 ou (91) 3184.6127 ou pelo e-mail: imunizacaobelem@hotmail.com.

(Texto de Paula Barbosa, com colaboração de Kezia Carvalho)

Texto: Kezia Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar