Belém inicia Acelerador de Especialidades com 100 atendimentos

Projeto tem objetivo de ampliar o acesso a consultas médicas especializadas e contribuir significativamente para a redução das filas de espera da regulação municipal.

Crédito: Tamiris Amorim - Ascom Sesma

Manoel Benjamin, de apenas 8 anos, saiu da consulta segurando firme a mão da mãe e com um sorriso que dizia tudo. Após enfrentar um procedimento para retirar verrugas da mão, sem chorar e com coragem de gente grande, ele só queria saber de uma coisa: o sorvete prometido. “Foi muito bom, tô tão feliz… e agora já vou tomar sorvete!”, comemorou.

A mãe, Daniela do Rosário, técnica de enfermagem de 26 anos, acompanhou tudo de perto. “A gente já vinha aguardando esse procedimento há uns dois ou três meses pela Unidade de Saúde da Cabanagem. O atendimento foi excelente, muito rápido. Ele estava super ansioso e saiu todo feliz, sorrindo… e, claro, ganhou o sorvete prometido”, contou, aliviada.

A cena de Manoel se repetiu, em diferentes formas, ao longo da manhã desta sexta-feira, 27, no ambulatório da Universidade do Estado do Pará (Uepa), durante a primeira edição do Projeto Acelerador de Especialidades, uma iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), em parceria com o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Uepa. O projeto foi idealizado para ser mais uma estratégia ao desafio das filas de espera por atendimento especializado na capital paraense.

Crédito: Tamiris Amorim - Ascom Sesma

Manoel Benjamin, de 8 anos, com um sorriso no rosto após passar por um procedimento dermatológico durante a primeira edição do Projeto Acelerador de Especialidades.

Atendimento rápido e resolutivo muda a realidade de quem esperava há meses

Nesta primeira etapa, foram realizados 100 atendimentos — 50 em Dermatologia e 50 em Neurologia — para pacientes previamente encaminhados pela regulação municipal. Dentre os dermatológicos, sete resultaram em pequenos procedimentos cirúrgicos imediatos, muitos deles represados há meses. Todos os pacientes saíram com exames solicitados, retorno agendado e os encaminhamentos necessários para a continuidade do cuidado.

Crédito: Tamiris Amorim - Ascom Sesma

Além das consultas médicas, pacientes encaminhados após avaliação com o dermatologista também passaram por pequenos procedimentos cirúrgicos realizados durante a ação.

Seu Luiz Jorge Coelho, de 65 anos, atendido na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Tenoné, aguardava há mais de um ano por atendimento dermatológico. “Atendimento nota 10. Fui bem atendido, já vou sair com o medicamento e ainda consegui marcar outro procedimento. Foi tudo muito rápido, graças a Deus. Esperava há mais de um ano por isso, agora tá resolvido!”, comemorou.

Crédito: Tamiris Amorim - Ascom Sesma

Luiz Jorge Coelho foi atendido por um dermatologista, realizou um pequeno procedimento cirúrgico e ainda saiu com os medicamentos em mãos para dar continuidade ao tratamento.

Na fila há cerca de seis meses, dona Albaniza de Cristo Santos, de 62 anos, acompanhou o filho Hélito, de 43, durante a consulta. Moradores do Tapanã, eles chegaram esperançosos e saíram com o sentimento de missão cumprida. “A gente já esperava esse atendimento há um bom tempo. Graças a Deus agora tá encaminhado. O atendimento aqui foi muito bom, e o melhor é que ele já sai com retorno marcado e tudo direitinho. Agora é ter fé que vai dar tudo certo”, disse ela, emocionada.

Outro caso que mostra a potência da ação é o de Hugo Franco, paciente renal crônico atendido pela UBS de Outeiro. Após enfrentar a descontinuidade no sistema privado em que fazia exames, mas não encontrava mais o médico na volta, ele buscou o SUS e encontrou, no Acelerador de Especialidades, um novo rumo para o tratamento neurológico.

“Gostei muito do atendimento do médico, ele foi bem atencioso, explicou tudo com clareza e já pediu retorno com ele daqui a três meses. Isso me dá mais tranquilidade. Sempre que eu conseguia fazer os exames, quando ia voltar, o médico já não atendia mais. Agora, com esse encaminhamento garantido, a expectativa é de que eu consiga, enfim, ter um acompanhamento contínuo. Isso muda tudo”, relatou Hugo, visivelmente aliviado.

Crédito: Tamiris Amorim - Ascom Sesma

O médico neurologista e diretor do CCBS/Uepa, Dr. Emanuel Souza, durante atendimento ao paciente Hugo Franco, que saiu da consulta com exames solicitados, retorno agendado e a garantia de continuidade no tratamento.

Iniciativa conjunta entre Sesma e Uepa prioriza especialidades com maior fila

Além das consultas especializadas, a ação ofertou também serviços básicos de saúde, como aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites virais, além de orientações educativas.

Crédito: Tamiris Amorim - Ascom Sesma

A ação marca a retomada do convênio entre a Prefeitura de Belém e a Uepa, unindo profissionais de saúde, estudantes universitários e equipes técnicas em uma força-tarefa pela saúde pública. A expectativa é que, ao longo das próximas edições, o projeto contemple mais de 30 especialidades médicas, com atendimentos realizados uma sexta-feira por mês, priorizando aquelas com maior fila de espera na regulação municipal.

O neurologista e diretor do CCBS da Uepa, Dr. Emanuel Souza, celebrou a parceria. “A nossa ideia sempre foi construir uma universidade inclusiva, presente nas ações sociais. Quando nos reunimos com o secretário de saúde, a proposta veio ao encontro do que já pensávamos: ampliar o acesso da população às especialidades, que ainda são muito carentes em Belém. Assim nasceu esse projeto. Esperamos que ele seja duradouro e traga muitos frutos.”

O secretário municipal de saúde, Rômulo Nina, destacou que a inovação e o uso estratégico das estruturas existentes são caminhos para enfrentar os desafios do SUS. “Temos uma demanda muito grande na cidade em várias especialidades. Precisamos de criatividade e articulação para ampliar o acesso. Hoje realizamos mais de 100 atendimentos, com diagnósticos importantes, inclusive de casos suspeitos de câncer, que agora poderão iniciar o tratamento. Vamos seguir com edições mensais, priorizando as especialidades com maior fila. O Acelerador de Especialidades já é um sucesso, e o objetivo é claro: cuidar da saúde das pessoas.”

Crédito: Tamiris Amorim - Ascom Sesma

O secretário municipal de Saúde, Rômulo Nina, ao lado da equipe de Dermatologia da Uepa, durante a primeira edição do Projeto Acelerador de Especialidades.

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar