Belém já aplicou a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em 80 mil pessoas nesta semana

O sentimento de estar protegido e de não colocar em risco aqueles que estão ao redor é compartilhado pelas pessoas que atenderam ao chamado da Prefeitura de Belém e foram tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19, nesta semana. “É muito importante completar esse ciclo porque não é só para mim. É um ato coletivo, que protege também a minha família e as pessoas com quem eu convivo”, disse a contadora Izolina do Socorro, 47 anos, que foi ao ponto de vacinação localizado no clube Cassazum, bairro do Marco.

De segunda-feira, 30 de agosto, até esta quinta-feira, 2 de setembro, 80 mil pessoas haviam tomado a segunda dose da vacina em Belém. Uma delas foi o militar Dailson Miranda, 47 anos, que compareceu ao posto do Shopping Bosque Grão-Pará, no bairro Mangueirão. “Espero que todos os cidadãos de Belém venham tomar essa vacina, pois é ela que garante a proteção total contra esse vírus”, reforçou. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) é vacinar 100 mil pessoas até o próximo sábado, 4, entre primeira e segunda doses.

“É importantíssimo que a população compareça para tomar a segunda dose. Todas as vacinas que aplicamos em Belém são de duas doses. A segunda dose, portanto, é necessária do ponto de vista imunológico, isto é, a imunidade só se constrói no indivíduo que completa o ciclo”, disse o diretor de Vigilância à Saúde da Sesma, Cláudio Salgado. “A primeira dose é a que chamamos de sensibilização e a segunda é a dose de desafio, quando o organismo vai, finalmente, produzir anticorpos de memória e outras células que vão proteger contra a doença em si”, explicou.

Ciclo de imunização – Atenta a isso estava a cuidadora de idosos, Maria Célia da Silva, 48 anos, que foi tomar a segunda dose da vacina. Depois de pegar a Covid-19 – e, felizmente, não ter complicações graves –, ela esperava ansiosa pelo calendário para completar o ciclo de imunização. “Essa vacina é fundamental na nossa vida, porque ela protege não só a mim, mas também meus filhos, as pessoas com quem tenho contato diário”, assinalou. “E o atendimento aqui foi excelente. Tudo rápido e organizado”, completou.

Para o cozinheiro Antônio Luiz Travassos, 49 anos, que também tomou a segunda dose nesta semana, a vacina é mais um aliado na luta contra o coronavírus. “É ela que vai segurar a proliferação dessa doença que se espalhou no mundo. O melhor de tudo é que cheguei e fui super bem atendido”, afirmou.

Fique atento à repescagem – A Prefeitura de Belém segue com o calendário de vacinação contra a Covid-19. Nesta sexta-feira, 3, as pessoas nascidas entre os anos de 1982 a 1988, que por algum motivo perderam a primeira chamada da vacinação, terão mais uma chance de garantir a primeira dose da vacina. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) é vacinar 27 mil pessoas neste dia. Para garantir o atendimento, basta procurar um dos 26 pontos de vacinação espalhados pela capital, no horário de 9h às 17h, levando RG, CPF e comprovante de residência de Belém.

Texto: Luiz Carlos Santos

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar