Mais de 60 mil alunos da rede participam do Dia Mundial da Limpeza

Programação aconteceu em bairros e ilhas de Belém, envolveu alunos e comunidade, e reforçou a importância da educação ambiental.
Em Outeiro, a Escola Municipal Helder Fialho fez conscientização ambiental na Praia Grande.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), mobilizou mais de 60 mil alunos da rede municipal de ensino no Dia Mundial da Limpeza, comemorado neste sábado, 20 de setembro. A ação foi em parceria com o Instituto Limpa Brasil, representante no país do movimento global Let’s Do It.

A iniciativa foi organizada pelas Secretarias Municipais de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec), Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), Meio Ambiente e Clima (Semma), e pela Superintendência da Primeira Infância. O objetivo foi envolver a população da capital em uma grande mobilização por uma cidade mais limpa e sustentável.

Para a secretária executiva pedagógica da Semec, Beatriz Morrone, a ação demonstrou o papel transformador da educação:

“As escolas mostraram, hoje, a força da educação pública de Belém. É emocionante acompanhar esse movimento tão grande e genuíno de aprendizagem, conexão com as famílias, e o território e formação para a cidadania. Estamos formando seres humanos comprometidos com a defesa da vida e do planeta”, afirmou.

Educação ambiental em todos os cantos de Belém

As atividades foram diversificadas e aconteceram em bairros e ilhas de Belém. Houve palestras sobre reciclagem, oficinas de gestão de resíduos, contação de histórias em praças, cortejos culturais de conscientização, coleta de garrafas PET, limpeza de rios, plantio de árvores e muito mais.

Tia, a senhora tem garrafa de plástico, pode ser de refrigerante ou de água natural, para doar pra gente?”. Com essa abordagem, o aluno Arthur Melo, 11 anos, do 5º ano da Escola Municipal Nestor Nonato, ajudava os colegas a recolher garrafas PET entre os moradores da comunidade da Radional, no bairro do Jurunas, em Belém. Foi durante uma caminhada envolvendo alunos, professores e comunidade, uma das inúmeras ações de conscientização ambiental que aconteceram neste sábado.

No Outeiro, a Escola Municipal Helder Fialho realizou a ação na Praia Grande, onde os alunos abordaram barraqueiros e banhistas para falar sobre preservação ambiental. Já no conjunto Sideral, a Escola Municipal Alana de Souza Barbosa I promoveu o “Café com Diálogo: Planeta Sustentável”, reunindo comunidade e gestores, para discutir práticas ecológicas.

“O trabalho foi lindo, me surpreendeu. Foi para além do esperado: conhecimento, informação, amor e cuidado pelo meio ambiente, não só dentro da escola, mas para além dos muros, lá com a comunidade”, resumiu Rosane Costa, coordenadora pedagógica da EM Nestor Nonato.

“A caminhada é importante para a comunidade e para o conhecimento dos alunos, para eles crescerem conscientes sobre o descarte do lixo.”, disse a técnica de enfermagem Alcione Mota.

Parceria solidária

Em meio ao Mutirão da Limpeza, houve ainda uma parceria entre a Escola Municipal Amália Paugard e a TV Cultura, que realizaram um bazar solidário. Alunos e moradores puderam trocar resíduos sólidos como óleo de cozinha usado, papelão e garrafas PET, por brindes e mudas de plantas.

Segundo a Prefeitura de Belém, a programação superou as expectativas e reforçou a importância do protagonismo das escolas públicas na melhoria do meio ambiente, ampliando o debate sobre sustentabilidade e incentivando práticas que melhorem a qualidade de vida da população.

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar