Em cerimônia realizada nesta quarta-feira,30, no Palácio do Governo, mais 20 cidades paraenses, incluindo Belém, assinaram o Termo de Compromisso do projeto Municípios do Pacto 2016/2017 que integra o Pacto pela Educação no Pará. O pacto tem como meta aumentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do estado em 30%. O evento contou com a presença da prefeita em exercício, Karla Martins e da secretária municipal de Educação, Rosinéli Salame.
O Pacto pela Educação do Pará é um esforço integrado de diferentes setores e níveis de governo, da sociedade civil, da iniciativa privada e de organismos internacionais, que tem como meta aumentar o Ideb em todos os níveis da educação. Outros 18 municípios já fazem parte do projeto desde 2015.
De acordo com a prefeita Karla Martins, “o projeto traz parcerias com empresas privadas no intuito de aumentar o Ideb municipal, e, consequentemente, aumenta o estadual, tornando a educação ainda mais qualificada, tanto na parte estrutural, quanto na parte de qualificação profissional, seja de professores ou demais funcionários. Com esta parceria vamos cada vez mais buscar por uma educação de qualidade para nossos alunos".
A Secretaria Municipal de Educação (Semec) mantém na capital e nas ilhas da região cerca de 70 mil alunos em 253 unidades. Para a gestora da Semec, Rosinéli Salame, a ação conjugada com empresas privadas contribui com a área de educação, tendo como foco a capacitação dos professores, habilitando-os para que cumpram seu papel com maior qualidade e desempenho.
Em Belém a Fundação Telefônica, da operadora Vivo, é a empresa parceira do Pacto e deverá ser parceira na reparação da rede física das escolas, além de dar apoio nas ações das unidades. O diretor regional da Vivo na Região Norte, Ricardo Vieira, destacou que, maior do que o compromisso financeiro, eles reforçam um compromisso de atitude junto à sociedade. “Todos nós somos cidadãos e temos as nossas responsabilidades, e a empresa não é diferente. Então a gente considera vital o papel social que é muito forte dentro da organização”,declarou.
Pacto – O projeto surgiu em 2015 com o nome Município Piloto e agora passa a se chamar Municípios do Pacto, e visa mobilizar e apoiar municípios que se propõem a funcionar como “efeito demonstração”, ou seja, parâmetro, da possibilidade de todos alcançarem as metas do Pacto em 2017. Eles devem também servir como inspiradores para novos caminhos, na busca de melhoria dos resultados educacionais.
Texto: Karla Pereira