Belém Pra Todos realiza 5 mil atendimentos na Pratinha

Ação da Prefeitura de Belém garantiu diversos serviços gratuitos de cidadania em alusão ao Dia Nacional da Habitação, com emissão de documentos, cadastro para cursos de capacitação, entre outros.

Crédito: Lucas Damasceno

Foram realizados 5 mil atendimentos durante ação de cidadania nesta quinta-feira, 21.

A Prefeitura de Belém, em parceria com o Governo do Estado, garantiu, na manhã desta quinta-feira (21), mais uma edição do “Belém Pra Todos” com a realização de 5 mil atendimentos e serviços gratuitos para os moradores do bairro da Pratinha, em Belém (PA).

A ação foi realizada na escola municipal Cordolina Fontelles Lima em alusão ao Dia Nacional da Habitação, celebrado na data de hoje, e foi coordenada pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). Entre os serviços ofertados, estavam emissão de documentos, atualização do CadÚnico, cadastro de currículos e estética e bem-estar (massagem, corte de cabelo, limpeza de pele).

Entre os serviços mais procurados pela população, destaque para o cadastramento e a atualização cadastral no “Minha Casa Minha Vida – Viver Belém”, programa municipal de habitação que a Prefeitura de Belém realiza em parceria com os governos do Estado e Federal.

“A Prefeitura Municipal de Belém, em parceria com o Governo do Estado, está trazendo dezenas de serviços na área da saúde, cidadania, educação e habitação, que é o principal tema de hoje. Inclusive nós estamos aqui fazendo cadastramento e o recadastramento das famílias interessadas em participar do programa municipal Viver Belém”, disse o vice-prefeito, Cássio Andrade.

Crédito: Lucas Damasceno

A estudante Fernanda elogiou os serviços oferecidos no Belém Pra Todos da Prefeitura de Belém.

A edição do Belém Pra Todos na Pratinha, alusiva ao Dia Nacional da Habitação, é fruto da atenção da Prefeitura de Belém em atender as demandas do bairro, como pontua o titular da Sehab, Hamilton Pinheiro:

“O Viver Pratinha está em andamento e tem previsão de entrega para setembro de 2026, e vai trazer moradia pra 768 famílias. Nós temos na nossa gestão uma frase que funciona como um farol que é entregar ‘moradia digna para quem precisa’. É nesse sentido que a Prefeitura vem trabalhando: buscando parceria com a comunidade, entregando o melhor do nosso trabalho em prol da população”, enfatizou o secretário Hamilton Pinheiro.

Moradores da Pratinha elogiam serviços e atendimentos

Para a estudante Fernanda Gonçalves, o Belém Pra Todos da Prefeitura de Belém foi a oportunidade para realizar seu primeiro cadastramento no “Minha casa Minha – Vida Viver Belém“.

É muito importante para que a gente tenha um lugar bom para morar, por isso que o que a Prefeitura tá fazendo aqui é maravilhoso. O cadastramento durante a ação tá sendo rápido, tudo bem organizado, gostei bastante”, elogiou.

Quem também aproveitou o serviço de atualização de cadastro no Viver Belém foi Bruno Nogueira, que além de considerar ótima a ação, aproveitou outro serviço: a vacinação da sua poodle “Luna Cristal”.

“Acho ótima a ação e procurei o serviço de recadastramento no Viver Belém. Também estou atualizando a vacina da minha poodle. A vacinação disponível no Belém Pra Todos é um belo exemplo do tipo de serviço que a gente precisa aqui no bairro. É muito importante para que a gente tenha esse serviço. Aqui na Pratinha tem muitos animais não-vacinados, às vezes até pela dificuldade em procurar o serviço”, considera Bruno.

Também vacinada, a gatinha Aurora foi levada por sua tutora Raimunda Silva e o filho Endrel Silva. “Eu tô gostando da ação porque ajuda muito a gente a resolver nossos problemas, com vacinação e vários serviços. Essa é a primeira vacinação da gatinha Aurora, que é importante para evitar que ela tenha alguma doença e evita transmissão para pessoas da nossa casa ou até da rua”, disse Raimunda.

Qualificação profissional e cidadania

O serviço de pré-cadastro em cursos de capacitação oferecido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SEMTE) também foi muito procurado. Rafael Sampaio foi um dos beneficiados que considera as ações de cidadania da Prefeitura essenciais para a população, em especial para os moradores da Pratinha.

“Estou em busca de capacitação de cursos para aprimorar meus conhecimentos na minha área que é administrativa. Esses cursos acrescentem muito mais, principalmente no contexto da COP-30, que tá chegando, e a gente precisa muito desse aperfeiçoamento”, destacou Rafael.

Neiva Brabo e suas duas filhas aproveitaram o serviço de emissão de documentos, por meio do Governo do Estado. “Eu gostei muito com questão à organização, as pessoas que estavam atendendo foram muito ágeis e super atenciosos, conseguiram fazer todo o atendimento maravilhoso. É muito bom que essas ações venham com mais frequência, porque o nosso bairro precisa”, destacou Neiva.

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar