O brasileiro Krikor Mekhitarian foi o campeão do I Torneio Aberto de Xadrez, encerrado neste domingo, 3, em Belém. A competição teve o apoio da Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer e reuniu 49 enxadristas do Brasil, Argentina e Uruguai em quatro dias de jogos. As partidas e os resultados puderam ser acompanhados em tempo real através do site do Clube de Xadrez da Cidade Velha, que idealizou e organizou o torneio.
Entre os competidores estavam mestres internacionais como o uruguaio Luis Rodi e o argentino Leandro Perdomo, além de estreantes como a estudante Aline Viana, de 14 anos. Macapaense, a adolescente começou a jogar xadrez incentivada pelo pai. E foi ele quem fez questão de trazer a menina, que se prepara para os Jogos Estudantis Brasileiros, para competir em Belém. “O nível aqui é muito alto, o que é muito bom para o meu treinamento, porque enfrentando as pessoas mais fortes meu jogo fica mais forte, mais agressivo”, explicou Aline.
Outras duas estrelas do Torneio foram o grande Mestre Internacional Rafael Leitão, heptacampeão brasileiro e atual número 1 do ranking nacional, e o ex-campeão brasileiro Krikor Mekhitarian, ambos jogadores da seleção brasileira de xadrez. Krikor foi o campeão e Leitão ficou em terceiro lugar. A segunda colocação foi do argentino Leandro Perdomo.
Anderson Carvalho, vice-presidente do Clube de Xadrez da Cidade Velha, destacou o apoio recebido da Prefeitura de Belém que possibilitou a realização do evento. “Muita coisa do que preparamos aqui foi consequência desse investimento e o resultado foi muito satisfatório já que um torneio como esse dá visibilidade ao xadrez não apenas em nível estadual. Como é um torneio realizado pela Confederação Brasileira, valoriza nosso estado, ajuda a popularizar nossa região nos termos de um esporte que vem crescendo aqui”, avaliou Carvalho.
Texto: Fabiana Cabral
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								