Parte importante da memória de uma cidade que já foi conhecida como Paris N'America, no auge do período conhecido como a Belle Époque (1870-1910), marcado pelo boom da economia do látex na Amazônia, está guardada nos museus da capital, entre eles o Museu de Arte de Belém (Mabe). O espaço, que que funciona no Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura Municipal, recebe visitações diárias, principalmente de turistas e estudantes.
Nesta sexta-feira, 17, o Museu de Arte de Belém recebe o Encontro Regional do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM), que tem como finalidade discutir diretrizes e estratégias para a educação realizada nesses espaços. As propostas serão reunidas em um relatório preliminar que servirá como base para a construção de um documento final, a ser aprovado durante o Fórum Nacional de Museus, previsto para acontecer no próximo mês, também na capital paraense.
As diretrizes contidas nesse documento vão nortear as ações educacionais nos museus de todo o Brasil. Além das discussões e propostas, o evento visa incentivar a construção da Rede de Educadores de Museus do Estado do Pará. “Esse documento vai começar a ser construído aqui, no Mabe, ou seja, a região Norte vai contribuir para a criação de um documento que terá vigência de 10 anos” comenta Randy Rodrigues, historiador do Mabe e articulador do Programa Nacional de Educação Museal na capital.
Além dos articuladores do Mabe, o encontro regional conta com a participação de Natália Spim, representante do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), de Ana Maltez, do Programa Pontos de Memória, de funcionários do Museu Paraense Emílio Goeldi, do Centro de Ciências e Planetário do Pará, Sistema Integrado de Museus/Secult, Ecomuseu Amazônia e Museu da UFPA, coordenados pelo Instituto Brasileiro de Museus/MINC.
O Mabe abriga um acervo significativo, composto por obras de artistas locais, nacionais e estrangeiros referentes ao período áureo da borracha na cidade e também produções contemporâneas, além de peças do mobiliário brasileiro do séculos XIX e início do XX, fotografias, cerâmica, objetos de interior e esculturas.
Serviço: Encontro Regional do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM). Nesta sexta-feira, 17, a partir das 8h, no Auditório do Museu de Arte de Belém – Palácio Antônio Lemos (Pça. Dom Pedro II, s/n, Cidade Velha).
Inscrições e informações: educadoresmuseais@gmail.com e http://www.facebook.com/rempara.
Texto: Caroline Torres
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								