A Prefeitura de Belém prepara a cidade para receber o Círio 2025, com a ampliação dos novos pontos de iluminação ao longo do percurso da procissão, refletores em pontos estratégicos, contornos de edificações e duas estruturas de larga escala de Nossa Senhora de Nazaré; uma montada tradicionalmente na avenida Visconde de Souza Franco (Doca) e outra, completamente inédita, no Portal da Amazônia.
O projeto da nova iluminação do Círio 2025 atende ao tema deste ano: “Coleção Luz da Promessa”. O novo projeto, coordenado pela Secretaria Executiva de Articulação de Projetos Estratégicos, respeita a tradição dos paraenses e oferece uma leitura contemporânea de uma das maiores manifestações religiosas do mundo. Cerca de 3 mil elementos de iluminação vão atender o centro da cidade e os distritos de Belém.
“Nós fizemos estudos baseados no conceito do que já era apresentado na cidade ao longo dos anos. Reunimos com a Igreja, com a Comissão do Círio, para trocar ideias e aprovar o novo projeto da Prefeitura de Belém”, explica Eliane Feline, titular da Secretaria Executiva de Articulação de Projetos Estratégicos. “Esperamos que toda a população goste e se sinta acolhida através do projeto”, enfatizou.
Jurunas ganha imagem interativa de 35 metros
Um dos diferenciais do Círio deste ano será a imagem interativa de Nossa Senhora de Nazaré, no Portal da Amazônia, bairro do Jurunas. Com 35 metros de altura e com um formato imersivo e completamente inédito, a estrutura vai possibilitar uma experiência sensorial única e de aproximação entre a santinha e o público.
Também com 35 metros de altura será montada a tradicional imagem principal de Nossa Senhora de Nazaré, que volta à Doca de Souza Franco neste ano. Ela concentra os esforços de uma equipe de 12 operários.
Além dessas duas imagens luminosas maiores, no Portal e Doca, serão montadas outras imagens de Nossa Senhora em pontos estratégicos da cidade, a exemplo de praças e cruzamentos nunca antes contemplados.
Iluminação especial e ampliada para os devotos
Na preparação para o Círio mais luminoso dos últimos anos, a Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) se integra ao projeto com a manutenção das árvores, recuperação e ampliação dos pontos de iluminação pública.
Diferente das edições anteriores, a iluminação especial do Círio 2025 vai atender mais e novos pontos de iluminação, a exemplo da praça Frei Caetano Brandão, do Ver-o-Rio, as avenidas Marechal Hermes e Augusto Montenegro, o tradicional percurso da trasladação, além dos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro.
Outro diferencial que encanta a população é a tradicional iluminação da avenida Doca de Souza Franco, o que se mantém, mas com um diferencial: diferente das edições anteriores, os adereços vão alcançar toda a via e não somente o canal.
Mais do que decoração, a Prefeitura de Belém irá proporcionar uma experiência sensorial, que irá envolver, emocionar e renovar a cidade durante uma das maiores festividades católicas do mundo.