Beneficiários do Bora Belém do bairro Cremação tiram dúvidas sobre o programa

O salão paroquial Centrão, no bairro da Cremação, recebeu na noite desta quarta-feira, 27, os beneficiários do Bora Belém na plenária realizada pela Prefeitura de Belém. Atualmente, o programa atende mais de 15 mil famílias e só no bairro da Cremação existem mais de 1,4 mil beneficiários, que recebem um valor mensal de até R$ 500.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da plenária e explicou o funcionamento do programa de renda cidadã, desde o cadastramento até o funcionamento do Donas de Si e do microcrédito.

Juros zero – "Nós vamos vivenciar a formação, laboratórios de preparação profissional, porque nosso sonho é que as pessoas tenham profissão e possam montar suas microempresas. Com a política de microcrédito, o Banco do Povo libera créditos a juros zero", explicou o prefeito de Belém.

"O Bora Belém é um programa para mudar a vida das pessoas. E a primeira mudança é dizer que você, a partir de agora, não vai mais passar fome, porque você vai ganhar uma bolsa para comprar alimentos e gastar como você quiser", comentou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Mudança – A dona de casa Marilene Lisboa, de 34 anos, ouviu atentamente todas as explicações. Ela recebe o Bora Belém há quase um ano e contou que não tem palavras para descrever o quanto o programa vem ajudando nas despesas.

"Eu recebo o Bora Belém desde os primeiros meses que lançaram o programa e me ajuda bastante a custear medicamentos, alguns exames que são particulares e na alimentação da minha família”.

As contas da residência da autônoma Edna Batista, de 52 anos, também desafogou bastante. Moradora do bairro da Cremação, Edna destaca o alívio nas despesas. "O Bora Belém veio em boa hora, estou muito satisfeita porque me ajuda muito em alimentação e a concluir pequenos pagamentos. Hoje está muito difícil a situação e esse programa veio me ajudar muito", comentou.

Plenárias – A Cremação foi o quinto bairro a receber a plenária do Bora Belém. O presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Alfredo Costa, destaca que Belém é a única capital do Brasil com o programa de renda cidadã.

"O Bora Belém é o único programa de transferência de renda cidadã nas capitais brasileiras. Hoje, está sendo realizada mais uma grande plenária do Bora Belém, no território do Cras da Cremação, onde tem mais de 1.400 famílias beneficiadas. Em toda Belém já estamos nos aproximando de 16 mil famílias".

Texto: Victor Miranda

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar