Uma alvorada de fogos de artifício dará início às comemorações de aniversário de um dos maiores mercados a céu aberto da América Latina, o Ver-o-Peso, às seis da manhã desta quinta-feira, 27, seguida por uma celebração eucarística comandada pelo Padre Vanildo Paboim, da Igreja Nossa Senhora do Loreto e o Pastor Paulo Queiroz, da Igreja Quadrangular.
Para comemorar os 387 anos do espaço a Prefeitura Municipal de Belém promove três dias de festa com shows de bandas regionais, prestação de serviços e a ainda a 5ª edição dos Jogos do Ver-o-Peso, que envolve os trabalhadores da feira em uma grande competição com provas que testam as habilidades dos feirantes e entregadores que atuam na feira.
Ainda nesta quinta-feira, um palco será montado e trabalhadores e visitantes convidados a cantar os parabéns e cortar o bolo de 5 metros, oferecido pela Secretaria de Economia (Secon). A partir das 10h haverá show com a cantora Ângela Carlos. Durante a programação, a população também contará com a prestação de serviços por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) estará presente na festividade com equipe para orientar o trânsito, esclarecer sobre o estacionamento para idosos, fazer o agendamento para o passe especial, carteira de idoso e meia passagem. A ouvidoria da SeMOB vai tirar dúvidas da população e receber sugestões para melhoria do trânsito da cidade. Motoristas interessados poderão se informar sobre o processo de defesa de infração, um dos mais procurados na superintendência, com a Procuradoria Jurídica do órgão.
Já na sexta-feira, a programação começará a partir das 9h com apresentação do coral da SeMOB no palco central do Ver-o-Peso, seguido da banda da Guarda Municipal. O grupo de carimbó "Trilhas da Amazônia" assume o palco a partir das 12h com músicas e danças regionais.
No sábado, o ápice da programação de aniversário serão os Jogos do Ver-o-Peso com a participação dos trabalhadores da feira divididos em seis equipes: açaí, bacuri, castanha do Pará, cupuaçu, manga e pupunha. Cada grupo terá dois competidores que vão disputar as provas de escamar peixe; apanhar, debulhar e transportar o açaí da ilha do Combu até a feira; despolpar cupuaçu, descascar mandioca e castanha, e por fim, beber um litro de açaí.
A premiação para os primeiros colocados varia de R$200,00 a R$500,00 de acordo com cada prova. As competições acontecerão a partir das 8h e a premiação dos vencedores está prevista para o meio dia. Para encerrar os festejos, haverá show com a banda Pop Show, a partir das 14h.
Para a realização dos jogos, a Coordenadoria de turismo de Belém (Belemtur) disponibilizará um barco com capacidade para 50 pessoas, para o transporte dos participantes das provas e também de jornalistas que irão acompanhar o evento.
Limpeza
Antes dos festejos, o complexo do Ver-o-Peso passou por ação completa de limpeza promovida pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), nesta quarta-feira, com lavagem e um banho de cheiro nos espaços desde a Praça do Relógio até Praça do Pescador.
História
Inaugurado no dia 27 de Março de 1627, o Ver-o-Peso se transformou em um complexo com quase 30 mil metros quadrados de área, onde circulam diariamente aproximadamente 50 mil pessoas. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 5 mil pessoas trabalham na feira.
Sendo considerado um dos mercados públicos mais antigos do Brasil, o Ver-o-Peso oferece, entre seus principais produtos, os ingredientes da culinária regional e a beleza dos mistérios da Amazônia por meio da matéria-prima dos banhos típicos e ervas medicinais.
Texto: Adriana Pereira