Um dos maiores pontos turísticos de Belém, o Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia, agora disponibiliza uma nova ferramenta para ajudar os visitantes e turistas a aproveitarem ainda melhor a área de preservação localizada dentro da capital. Trata-se de um mapa turístico que apresenta todos os espaços da reserva e conta um pouco da história do lugar. O documento também indica outros roteiros de visitação na cidade.
O material foi produzido em parceria pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Imprensa Oficial do Estado (IOE).
Para deixar o mapa acessível e interessante aos que visitam o espaço, o documento é ilustrado com fotos de animais e ações realizadas no próprio Bosque Rodrigues Alves. “O material será muito importante para ampliar o conhecimento acerca das riquezas e diversidade do Bosque. Permitindo ainda o conhecimento da história do importante espaço verde, no centro da cidade. Com o mapa turístico outros pontos turísticos de Belém também são sugeridos para visitação”, explica o titular da Semma, Deryck Martins.
Ao todo foram produzidos, 4.300 exemplares do folder infográfico, sendo 3.100 unidades em português e outras 1.200 na língua inglesa, que servirão de apoio e informação ao turista e público visitante do espaço.
“O Bosque Rodrigues Alves é um dos mais importantes atrativos do Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará, qualificado como um dos 28 “produtos estrela” do estado, a mais alta classificação turística dentro da estratégia executada pela Setur. A confecção desse material só foi possível em função de uma parceria da Semma com o corpo técnico da Setur, com impressão da Ioepa. O próximo passo agora é trabalhar na criação de placas com QR Code sobre as espécies arbóreas e animais do Jardim Botânico”, detalha o secretário de Turismo, Adenauer Góes.
O mapa turístico do Bosque Rodrigues Alves ganha ainda mais relevância com a escolha de Belém como terceiro destino turístico nacional preferido dos brasileiros para 2016, segundo levantamento divulgado em reportagem do jornal “O Estado S. Paulo”, em dezembro de 2015. O resultado segue tendência apontada por uma recente pesquisa do Ministério do Turismo, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que mostrou que 81,7% dos brasileiros pretendem ir a destinos nacionais nos próximos seis meses e 13,8% ao exterior.
O estudante José Neto Magalhães aproveitou as férias para visitar o Bosque Rodrigues Alves com a família e aprovou o mapa. “Esse espaço é muito grande e lindo. Então, é importante os visitantes chegarem aqui e ter um material sabendo onde fica cada monumento e animal, principalmente para os turistas que estão vindo pela primeira vez. O folder está muito bem explicado e ilustrado”, avalia.
Bosque Rodrigues Alves
Situado na Avenida Almirante Barroso, o Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia é um dos principais cartões-postais da Cidade das Mangueiras. Com uma área total de 15 hectares, o local é um pedaço da floresta amazônica 'preservado’. O espaço é administrado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e recebe, em média, 20 mil visitantes por mês.
O Bosque Rodrigues Alves abriga mais de 10 mil árvores, distribuídas em mais de 300 espécies. Dos 15 hectares, mais de 80% são compostos por áreas verdes, e apenas 20% são caminhos para circulação de visitantes.
Entre os animais abrigados no Bosque, são 435 de 29 espécies, a maior parte vive em cativeiro e 29 em liberdade ou semi-liberdade distribuídas na área de mata. O peixe-boi amazônico, jacaré, tartarugas, jabutis, araras, macacos, entre outros são alguns dos bichos que podem ser encontrados no Bosque.
Texto: Ana Paula Azevedo
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								