O Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia passa por serviços de manutenção ao longo desta semana. A ação iniciou nesta terça-feira, 11, e segue até sábado, 15. Por esse motivo o local permanecerá fechado nesse período.
A manutenção do espaço é promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com as Secretarias Municipais de Saneamento (Sesan) e de Urbanismo (Seurb), além do Batalhão de Polícia Ambiental, Exército Brasileiro e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).
“Esse é início de uma série de serviços que estão sendo realizados no Bosque Rodrigues Alves, um dos principais cartões postais da cidade. Queremos cada vez mais oferecer um espaço agradável para as famílias que visitam o espaço com frequência, além dos turistas que se encantam com essa área de preservação nativa no centro da cidade”, destaca Deryck Martins, titular da Semma.
Durante a manutenção será realizada a limpeza dos espaços de visitação, trilhas e recintos, além da vistoria das árvores. “A limpeza dos lagos está iniciando pelo recinto dos cágados, que vem desde a gruta até o primeiro lago, que fica logo na entrada do Bosque. Para realizar a limpeza será necessário fazer o manejo dos animais do lago. Nesse momento iremos também fazer a contagem dos animais para ter em nosso inventário”, detalha a veterinária Ellen Eguchi.
O lago que passará por manutenção abriga os cágados, tartarugas da Amazônia, tracajás, aperemas, muçuãs e irapucas. O serviço está sendo coordenado pelo Departamento de Gestão de Áreas Especiais (DGAE) da Semma. “Para realizar a limpeza é necessário um cuidado especial com os animais. Precisamos sempre estar atentos à alimentação e mantê-los hidratados”, completa Eguchi. O trabalho está sendo acompanhado por veterinários e biólogos do Bosque.
Durante a manutenção do Bosque Rodrigues Alves também serão realizados reparos e pintura nas grades dos recintos e limpeza, entre outros serviços.
Serviço: A partir de domingo, 16, o Bosque Rodrigues Alves volta a funcionar normalmente, de 8h às 17h, com venda de ingressos até 16h, no valor de R$ 2,00 (inteira). Crianças até seis anos e idosos acima de 60 anos têm direito à gratuidade.
Texto: Ana Paula Azevedo
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								