Bosque Rodrigues Alves realiza programação especial da XII Semana Municipal de Meio Ambiente

O Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia foi palco de uma programação especial neste domingo, 31, como parte da XII Semana Municipal de Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura de Belém, e iniciada no último sábado, 30, com uma corrida ciclística promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Já neste domingo, cerca de 2 mil pessoas passaram pelo Bosque.

Durante a programação o público pôde ver de perto a exposição de animais semiaquáticos, entre eles jabutis; participar de trilhas monitoradas, e conhecer a história do Bosque, sua fauna e flora; apresentação teatral; além de palestras sobre os “riscos da automedicação com ervas medicinais e os perigos escondidos na natureza”.

“Eu estava acostumada a pegar vários tipos de chá, fazer uma mistura e tomar. Não tinha noção dos perigos que isso podia me trazer. Às vezes a falta de informação pode ser fatal”, afirmou a dona de casa Deusair Mello.

As oficinas de reciclagem com garrafas pet e pinturas também chamaram a atenção do público que visitou o local. “Essas garrafas que estão aqui foram retiradas do lixo e demoram mais de 100 anos para se decompor. Então temos que ter a consciência de que elas têm que ser reaproveitadas”, detalhou a educadora ambiental, Ingride Dias, ao conversar com as crianças e adultos que faziam parte da oficina.

“Hoje é o segundo dia de programação da Semana Municipal de Meio Ambiente. Aqui no Bosque tivemos programações para todas as idades e gostos, entre elas atividades ambientais, oficinas de reciclagem, aventura, esporte, palestras. É importante a população conhecer esse local e ter consciência da importância dele”, ressaltou o titular da Semma, Deryck Martins, que acompanhou de perto toda a programação.

Equipes de escoteiros também estiveram no Bosque Rodrigues Alves orientando os visitantes. E uma equipe do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) foi convidada para fazer um trabalho educativo durante a programação. “Aqui estamos com um trabalho educativo, além de condicionamento físico, com cones, corrida, e a falsa baiana, que é uma das atividades que mais chama a atenção. Muitas pessoas veem como algo para crianças, mas, não, é uma programação para todas as idades”, disse o sargento Rodrigues.

“Eu estou simplesmente radiante. Quando cheguei e olhei, só vi crianças participando. Mas, resolvi participar e foi um desafio. Tive que correr, me abaixar e no final ir na falsa baiana, mas consegui”, contou Maria Rita da Silva, de 59 anos

Quem esteve presente no Bosque Rodrigues Alves também pôde conferir a realização do censo florestal, um trabalho voltado para fazer o levantamento de árvores do local, detalhando o nome científico, idade, tamanho, entre outras informações. O último censo florestal havia sido feito em 1999. A atualização está sendo executada pela Semma, em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

“O Bosque é um fragmento de floresta nativa no centro da cidade. Esse local é de extrema importância. Então é importante conhecer as árvores que estão aqui, seja para realizar o monitoramento ou para realizar pesquisas. No último levantamento existiam cerca de 300 espécies. Hoje esse número deve estar bem diferente, porém só poderemos confirmar ao concluir”, explica a professora da Ufra, Gracialda Ferreira.

XII Semana Municipal de Meio Ambiente – A programação segue na segunda-feira, 1, das 9h às 17h, na Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), com debates e palestras sobre o Plano Municipal de Arborização e Resíduos sólidos.

Com o tema “Caminhos para a Sustentabilidade: A Prefeitura de Belém Rumo aos 400 Anos”, a Semana Municipal de Meio Ambiente segue até a próxima quarta-feira, 03. A programação é totalmente gratuita para a população, e lembra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no próximo dia 5 de junho.

Texto: Ana Paula Azevedo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar