O Bosque Rodrigues Alves Jardim Zoobotânico da Amazônia ganhou mais uma opção de lazer e aprendizado nesta quarta-feira, 27. O Jardim Sensorial que estava desativado desde 2010, foi reinaugurado pela Prefeitura de Belém, ainda como parte da programação especial pelos 400 anos da cidade, comemorado no último dia 12.
A cerimônia de reinauguração do Jardim Sensorial contou com a participação do titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Deryck Martins; o diretor geral do Bosque, Claudio Mercês; a diretora de Departamento de Gestão de Áreas Especiais (DGAE) da Semma, Lindomar Silva; Aguinaldo Barros, representante do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (CRIE), da Secretaria Municipal de Educação (Semec); além de vereadores e autoridades.
“A população de Belém ganhou de volta esse espaço tão importante para todos, sejam deficientes visuais ou não, que será mais uma opção de lazer e aprendizado. Esse é mais um presente para a cidade, que terá um espaço inclusivo e que estimula os sentidos, o Jardim Sensorial”, destaca o titular da Semma, Deryck Martins.
O espaço conta com espécies medicinais importantes, entre elas Patichouli, Citronela, Marupazinho, Anador, Gengibre, Erva Cidreira, Babosa, e outras. A adequação do Jardim Sensorial também contou com o apoio do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (CRIE).
“Eu fico muito feliz de fazer parte dessa reinauguração. Aqui todos se sentirão inclusos, pois todas as informações estão disponíveis para quem tem deficiência visual ou não. As placas em braile e as cordas guia são muito importantes para nós”, destaca Aguinaldo Barros, que é deficiente visual.
Todas as placas de identificação das espécies que compõe o Jardim Sensorial contam com informações detalhadas, como nome científico, nome vulgar e família da planta. Todas as informações também foram colocadas em braile.
De acordo com a diretora do DGAE, Lindomar Silva, o espaço ainda receberá novas espécies. “Hoje estamos com 15 espécies no Jardim Sensorial, mas em breve iremos aumentar esse acervo, proporcionando ainda mais conhecimento para os visitantes”.
A programação contou ainda com apresentação da Banda da Guarda; exposições; apresentação teatral; trilhas ecológicas; e muito mais. A programação especial segue até domingo, 31.
Texto: Ana Paula Azevedo
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								