Durante as férias escolares em Belém, pais e responsáveis têm a oportunidade de fortalecer os laços com seus filhos, especialmente neste período em que muitos vão estar em regime de teletrabalho. Com as crianças em casa, o tempo compartilhado possibilitará momentos de aprendizado, brincadeiras e convivência familiar, valorizando a presença e a participação dos adultos na rotina dos pequenos.
A Prefeitura de Belém estabeleceu, por meio do Decreto Municipal 113.687, de 9 de junho de 2025, que a segunda parte das férias escolares ocorrerá de 5 a 21 de novembro, coincidindo com o regime de teletrabalho para os servidores dos órgãos municipais da administração direta e indireta.
A decisão busca contribuir para a mobilidade urbana durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Nesse período, as crianças da rede municipal de ensino poderão aproveitar atividades lúdicas e educativas, fundamentais para o desenvolvimento, enquanto pais e responsáveis vão vivenciar momentos de diversão e aprendizado juntamente com seus filhos.

De acordo com a diretora da Escola Municipal Sacramenta, Julianna Paixão, por meio de brincadeiras é possível incentivar o desenvolvimento motor da criança e habilidades como socialização, empatia, orientação espacial e consciência de pertencimento ao coletivo. A Escola Municipal Sacramenta atende 174 crianças, entre 2 e 5 anos, que estão matriculadas em turmas integrais ou parciais, em nível maternal ou jardim.
“Este é um momento especial para incentivar a interação porque as crianças, mães e pais estarão em teletrabalho, todos em casa. Essas brincadeiras podem estreitar relações e fortalecer laços afetivos entre a família. Esses momentos, que nós, adultos, achamos simples, são muito valiosos e marcantes para os pequenos, são vivências que podem criar memórias afetivas”, afirma a diretora Julianna, que junto às professoras da unidade, selecionou brincadeiras especiais. Confira.
Brinquedos com materiais reutilizados
A criação de brinquedos com garrafas pet é uma alternativa econômica que diverte as crianças, estimula a criatividade e ainda contribui para a meio ambiente, pois reduz o descarte de plástico e outros materiais que são reutilizados.
Vai e vem: duas garrafas pet (cortadas e com metades superiores coladas com fitas adesivas) com as tampinhas furadas para a passagem de cordas de nylon ou barbantes, que devem ter entre 1,5 e 3 metros, com argolas em suas extremidades para controlar o brinquedo. As crianças, nas extremidades da corda esticada, abrem e fecham alternadamente os braços para que a garrafa se movimente.

Bilboquê: corte a garrafa pet ao meio e use a metade de cima, prenda uma tampinha ao pedaço de barbante. A brincadeira consiste em balançar o brinquedo e tentar acertar a tampinha dentro da metade da garrafa.

Carrinho: duas metades de garrafas pet coladas são atravessadas por barbante para que as crianças possam puxar o brinquedo.

Boliche: garrafas pet com um pouco de areia ou água podem ser usados como pinos de boliche que devem ser derrubados por uma bola.

Quadro com elementos da natureza: Recorte uma moldura de papelão e cole fita adesiva nas bordas. As crianças podem decorar o quadro colando elementos como folhas, flores, pedrinhas etc.
Brincadeiras na educação infantil
Circuito: Esta atividade tem três etapas: as crianças devem pular pinos ou garrafas pet posicionadas no chão, percorrer uma linha em ziigue-zague feita com barbante e colocar a bola de determinada cor em seu espaço correspondente.
Dança das cadeiras cooperativa: Organize as cadeiras em círculo, toque música e, quando parar, todos se sentam. Se faltar cadeiras, a criança em pé poderá sentar junto de outra criança na mesma cadeira, reforçando a cooperação. Esta brincadeira é ótima para promover a socialização, a atenção, a escuta e o controle corporal.

Pintura com o dedo: Distribua para as crianças folhas, lápis de cor, canetinhas, giz de cera ou tinta guache. As crianças exploram livremente as cores, formas e texturas. Converse sobre as cores e o que foi criado. A pintura desenvolve a coordenação motora fina, a percepção tátil e a criatividade.
Corrida do saco ou pulinhos: Nesta brincadeira, as crianças fortalecem o equilíbrio, a força e a coordenação motora ampla. Dentro dos sacos ou entre marcações no chão, as crianças pulam, seguindo comandos como “pule”, “pare”, “volte”.


