Cadastra Belém bate meta e consegue cadastrar 400 mil pessoas na rede SUS

A meta de realizar 400 mil cadastros na rede SUS em Belém, até o final do mês de agosto, foi batida pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Resultado de uma força tarefa, que envolveu cerca de 1.600 pessoas de diversos departamentos da Sesma, assim como de Instituições de Ensino Superior parceiras, agentes comunitários de saúde, além de voluntários, a campanha Cadastra Belém percorreu neste período diversas residências em todos os bairros de Belém.

Em janeiro, Belém possuía apenas 160 mil cadastramentos no SUS. Este cenário já começa a mudar, a partir de agora. O secretário Municipal de Saúde, Maurício Bezerra, ressalta que o cadastramento vai continuar. “A nossa meta é, até o final do ano, estar com toda a população de Belém cadastrada. Esse é um primeiro passo importante para reforçar a atenção básica e ampliar a cobertura da estratégia saúde da família na capital”, destaca o secretário.

O cadastramento é fundamental para garantir que a população tenha acesso a serviços, como consultas, atendimento multiprofissional, vacinação e acompanhamento de pré-natal, diabetes, hipertensão, tuberculose, hanseníase, entre outros, oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde em Belém.

Para o diretor de Ações em Saúde, Vitor Nina, o cadastramento é provavelmente a maior operação realizada na Atenção Primária à Saúde, em Belém, até o momento. “Esse marco não seria possível sem um trabalho em conjunto e a sensibilidade da gestão à importância do tema, mobilizando recursos que estão escassos e são preciosos e que garantiu o suporte necessário a uma operação desse porte”, avalia Vitor.

A ação Cadastra Belém faz parte do programa Rede Belém de Saúde nas Comunidades, que disponibiliza os serviços de prevenção e de cuidados básicos à saúde na capital e também nos distritos. Com o cadastramento, a população passa a ter os seus dados atualizados no SUS, o que facilita e agiliza o atendimento e o acesso aos serviços básicos de saúde no município.

O cadastro seguirá em Belém. Para realização é necessário um documento original com foto (RG, CPF, CNH), comprovante de residência atualizado e o Número de Identificação Social (NIS). O cadastramento pode ser feito em uma unidade de saúde ou por meio da visita de um agente comunitário de saúde, que está devidamente identificado.

Texto: Danielly Gomes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar