Cadastro para habitação e emprego marcam aniversário de Outeiro

Ação de serviços teve mais de 350 atendimentos somente da Secretaria Municipal de Habitação e da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (Semte)

Karen Fernanda é moradora do bairro Água Boa, na Ilha de Caratateua, mais conhecida como Outeiro, e trabalha como vendedora em uma loja de roupas. Ela conseguiu atualizar o cadastro dela no Programa Minha Casa, Minha Vida, na ação de serviços promovida pela Prefeitura de Belém, dentro da programação pelo aniversário de 132 anos de Outeiro, celebrada nesta segunda-feira (14), no estacionamento Água Boa, na Av. Paulo Costa.

Karen Fernanda mora com o pai e precisa de um imóvel para morar com o filho e acredita na gestão do prefeito Igor Normando para dar celeridade à moradia digna

“Atualmente, eu moro de favor na casa do meu pai e estou à procura do meu primeiro imóvel para conseguir dar uma moradia mais confortável para o meu filho, que ainda é criança”, disse Karen. “Estou torcendo para ser contemplada o mais rápido possível”, acrescentou a vendedora.

O jornalista Valdenir Bandeira está desempregado e aproveitou o mutirão de serviços para conhecer os cursos de qualificação profissional gratuitos oferecidos pela gestão municipal. Interessados puderam se cadastrar para as próximas vagas.

Valdenir Bandeira é jornalista, mas está procurando outras oportunidades profissionais por meio das ações da Prefeitura de Belém

“Sempre gosto de expandir as áreas do meu conhecimento, porque cada vez mais o mercado de trabalho exige isso da gente”, destacou. “Tenho esperanças de que a Prefeitura de Belém, por meio da nova gestão do prefeito Igor Normando, vai me ajudar a alcançar esse meu objetivo de conseguir um lugar no mercado de trabalho novamente”, comentou esperançoso.

Na programação de serviços realizada pela Prefeitura de Belém, somente a equipe social da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) fez cerca de 200 atendimentos, como inscrições e atualizações de cadastro no ‘Programa Minha Casa, Minha Vida’, para a pré-seleção de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica que se enquadram nos requisistos do programa.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (Semte) atendeu mais de 150 pessoas, com orientação e cadastramento em cursos de qualificação profissional gratuitos oferecidos pela gestão municipal em parceria com o Sistema Nacional de Empregos (Sine), que também é responsável pela triagem e agendamento de entrevistas de empregos para vagas anunciadas por empresas parceiras.

“Nós temos apenas três meses de gestão, mas já é possível ver o trabalho que temos feito para colocar Belém na rota do desenvolvimento”, disse o prefeito de Belém, Igor Normando, que participou da programação e destacou o empenho coletivo da equipe da gestão municipal.

“Trouxemos os serviços da Sehab até aqui porque a gente acredita que é possível ampliar o direito à moradia a quem precisa, mas infelizmente não tem condições financeiras”, informou o secretário municipal de Habitação, Hamilton Pinheiro Jr, frisando que o cadastramento em Outeiro foi estratégico, onde 1.008 unidades habitacionais do Residencial Viver Outeiro, foram entregues há dois meses, beneficiando cerca de 5.100 pessoas.

Já o secretário-executivo de Habitação, Lucas Lazera, ressaltou a importância da parceria com o Governo Federal para as entregas de moradias. “Temos um trabalho conjunto muito importante com o Ministério das Cidades e foi graças aos nossos diálogos que conseguimos destravar obras que estavam paralisadas e que serão entregues este ano e no próximo”, destacou. 

Para o secretário municipal de Trabalho e Emprego, Maycon Pantoja, é fundamental investir em profissionalização para garantir acesso a vagas de emprego em Belém. “A Semte vem investindo em cursos profissionalizantes para capacitar cada vez mais a população e tentar reduzir ao máximo o índice de desemprego na nossa capital”, concluiu.

  • Texto: Sergio Manoel

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar