Cães e gatos ganham novo lar em feira de adoção na praça Batista Campos

Feira de Adoção de Cães e Gatos, realizada pela Prefeitura de Belém, chega a sua 9ª edição com uma média de 360 animais adotados nesse período. A feira aconteceu na praça Batista Campos, em Belém, neste domingo, 17, e levou 30 cães e 20 gatos em busca de um novo lar.

Todos os animais disponibilizados para adoção receberam cuidados prévios realizados pelo Centro de Controle de Zoonoses, entre eles vermifugação, avaliação clínica e castração, para os animais já adultos, ou autorização para castração, no caso dos filhotes. A funcionária pública Tania Almeida, de 52 anos, chegou cedo ao local em busca de uma cachorrinha para se unir a prole de três cães que já têm em casa. A mais nova integrante da casa Almeida já tem nome escolhido, Safira, com cerca de 4 meses de vida, ainda não pôde ser castrada, por isso a castração foi agendada para o próximo mês.

“Já estava com essa ideia de adotar há bastante tempo, acho que a gente tem que fazer a nossa parte e aproveitando esse trabalho da prefeitura que é excelente, pois além de tirar cachorros das ruas, promove a castração móvel, eu vim escolher uma nova irmãzinha para as minhas filhas”, disse Tania.

A festa também será grande na casa da enfermeira Josenadia Almeida, de 35 anos, pois ela pretende fazer uma surpresa para o filho Marcos, de 6 anos. “Ele sempre me pedia uma cachorrinha e hoje vou chegar em casa com ela nos braços, vai ser uma alegria pra ele”, contou Josenadia, que ainda não deu nome para a filhote, pois essa será uma missão para toda a família. “Acho muito importante resgatar esses animais e repassar para a comunidade, pois têm muitas famílias que querem cuidar, como é o caso da minha”, afirmou.

Para adotar um dos animais, bastava apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Além da adoção, a feira também disponibilizou outros serviços gratuitos para a população, como o cadastro para castração de cães e gatos, ofertada para proprietários que tenham renda de até dois salários mínimos e residam em Belém; vacinação antirrábica; e orientação sobre as principais zoonoses.

De acordo com a médica veterinária do CCZ, Márcia Bentes Alves, a expectativa é de que pelo menos 80% dos animais disponíveis para adoção ganhem um novo lar ainda neste domingo. “São animais que foram abandonados e que aqui ganham a oportunidade de ter uma nova família, pra gente todo esse processo, desde os cuidados que eles recebem até o momento da adoção, é muito gratificante”.

Para o casal Lígia Gurgel e Rafael de Vasconcelos, que aproveitaram a oportunidade para levar Beterraba, de 2 anos e 4 meses, e Cebola, de 1 ano e 6 meses, para se vacinar contra raiva, o processo de adoção de um animal tem um significado muito especial. “Tanto a Beterraba quanto a Cebola foram adotadas e eu acho muito bacana iniciativas como essa que incentivam a adoção, pois o significado é muito bonito, acho um absurdo fazer disso um comércio”, destacou Lígia, que ainda explicou que com a vacinação gratuita ofertada pela Prefeitura de Belém, garantiu uma boa economia. “Cuidar de um animal exige muitos gastos, com ração, veterinário, vacinas, e, só hoje, economizei R$120 reais vindo aqui”, ressaltou.

O secretário municipal de Saúde, Sérgio Figueiredo, garante que a intenção da gestão municipal é continuar com as feiras de adoção de cães e gatos. “É um trabalho que tem uma demanda muito grande e vem sendo bem recebido pela população, então entendemos que é importante que a gente promova esse espaço de informação, orientação, disponibilização de serviços e, claro, tudo gratuitamente”, concluiu.

Texto: Kennya Corrêa

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar