Os 80 alunos aprovados no curso técnico em Cozinha, mais conhecido como Gastronomia, da Casa Escola da Pesca, vinculada à Fundação Escola Bosque (Funbosque), participaram da aula inaugural nesta quarta-feira, 25, organizada pela coordenação do curso. Neste primeiro encontro entre os professores e alunos foi destacado o quão importante será essa nova trajetória para os aprovados.
A caloura Sheila de Jesus se mostrou muito empolgada para o início das aulas e para dar o primeiro passo em direção ao sonho de se tornar uma profissional qualificada. "Estou muito feliz e sei o quanto a arte de cozinhar toca o coração de quem come, por isso, quero aprender muito no curso”, contou Sheila.
Qualificar e gerar renda
O presidente da Funbosque, Alickson Lopes, especifica que o ato de preparar um prato é bem mais que apenas cozinhar, é compreender todo o processo até chegar na mesa do consumidor, além de resgatar toda a relação afetiva que se tem com a comida.
“O aroma, a textura, o sabor, tudo mexe com a nossa memória. Por isso, queremos que os alunos entendam a importância desse curso, que vai formar profissionais que compreendem que a população precisa ser bem nutrida e alimentada. Não basta ter um prato para apresentar, mas precisa saber de onde saiu cada um dos ingredientes, que com o seu trabalho está ajudando a fortalecer e gerar renda para muitas famílias de agricultores e ribeirinhos da nossa região”, destaca Lopes.
Acolhimento e orientação
A aula de boas-vindas aos alunos, além de proporcionar o acolhimento, é o momento para eles receberem orientações importantes sobre o curso técnico, que tem duração de 18 meses, com uma grade com 22 disciplinas, entre elas: planejamento de cardápio, elaboração de ficha técnica, segurança no trabalho, cozinha regional, nacional e internacional, entre outras.
“Os profissionais capacitados na escola saem preparados para atuar em hotéis, restaurantes de Belém e das ilhas, bem como em cozinha de grandes embarcações”, explica o professor e coordenador do curso técnico em Cozinha, mais conhecido como Gastronomia, Ricardo Simões.
Texto: Amanda Cardoso