Calouros do curso técnico em Gastronomia participam de aula inaugural na Casa Escola da Pesca

Os 80 alunos aprovados no curso técnico em Cozinha, mais conhecido como Gastronomia, da Casa Escola da Pesca, vinculada à Fundação Escola Bosque (Funbosque), participaram da aula inaugural nesta quarta-feira, 25, organizada pela coordenação do curso. Neste primeiro encontro entre os professores e alunos foi destacado o quão importante será essa nova trajetória para os aprovados.

A caloura Sheila de Jesus se mostrou muito empolgada para o início das aulas e para dar o primeiro passo em direção ao sonho de se tornar uma profissional qualificada. "Estou muito feliz e sei o quanto a arte de cozinhar toca o coração de quem come, por isso, quero aprender muito no curso”, contou Sheila.

Qualificar e gerar renda

O presidente da Funbosque, Alickson Lopes, especifica que o ato de preparar um prato é bem mais que apenas cozinhar, é compreender todo o processo até chegar na mesa do consumidor, além de resgatar toda a relação afetiva que se tem com a comida.

“O aroma, a textura, o sabor, tudo mexe com a nossa memória. Por isso, queremos que os alunos entendam a importância desse curso, que vai formar profissionais que compreendem que a população precisa ser bem nutrida e alimentada. Não basta ter um prato para apresentar, mas precisa saber de onde saiu cada um dos ingredientes, que com o seu trabalho está ajudando a fortalecer e gerar renda para muitas famílias de agricultores e ribeirinhos da nossa região”, destaca Lopes.

Acolhimento e orientação

A aula de boas-vindas aos alunos, além de proporcionar o acolhimento, é o momento para eles receberem orientações importantes sobre o curso técnico, que tem duração de 18 meses, com uma grade com 22 disciplinas, entre elas: planejamento de cardápio, elaboração de ficha técnica, segurança no trabalho, cozinha regional, nacional e internacional, entre outras.

“Os profissionais capacitados na escola saem preparados para atuar em hotéis, restaurantes de Belém e das ilhas, bem como em cozinha de grandes embarcações”, explica o professor e coordenador do curso técnico em Cozinha, mais conhecido como Gastronomia, Ricardo Simões.

Texto: Amanda Cardoso

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar