Câmara Municipal de Belém promove sessão especial em homenagem à mulher

Uma sessão especial, realizada na Câmara de Vereadores de Belém, nesta quinta-feira,26, discutiu a violência contra a mulher. A agenda, proposta pelo vereador Abel Loureiro,faz parte da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Representantes Tribunal de Justiça do Pará, Governo do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/PA, Polícia Militar, Polícia Civil, Força Aérea Brasileira, secretarias municipais e sociedade civil participaram da sessão. "Estamos aqui para unir forças compartilhando desafios e avanços. Todo esse diálogo ajuda no trabalho que busca reduzir a violência e promover a mulher. Trabalho esse que começa em casa e na escola", comentou o vereador Abel Loureiro.

Na ocasião, Noeme Barbosa, da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), prestou contas sobre todos os projetos realizados ao longo do ano de 2015 destacando avanços conquistados na questão dos direitos da mulher. "O Plano Municipal de Política Para Mulheres merece ser ressaltado porque avançou neste ano possibilitando a criação de uma agenda com ações engajadas entre saúde, educação e assistência social, para promover a mudanças concretas na vida de mulheres vítimas da violência", pontuou.

"Atitudes práticas como garantir um espaço como esse para discutir o tema fazem a diferença. Apesar da violência contra a mulher ter reduzido aqui no estado, não podemos aceitar esse crime", reforçou Isabela Jatene, secretária de integração de políticas sociais do Governo do Estado. Ao final da sessão as mulheres receberam uma comenda pelo trabalho desenvolvido na prevenção e no combate à violência.

Seminário

Na quarta-feira, 25, foi celebrado o “Dia da Não Violência Contra a Mulher”. A data foi escolhida por organizações de mulheres de todo o mundo para dar mais visibilidade às questões que envolvem a prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas. A campanha é descrita como um movimento solidário que tem como foco a igualdade de gênero.

No período de 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a Prefeitura de Belém promove atividades com o objetivo de debater e denunciar as várias formas de violência contra a mulher. A programação é organizada Funpapa e Combel, com destaque para um seminário no dia 03 de dezembro no auditório da Universidade da Amazônia, no campus Alcindo Cacela, a partir das 14h.

Texto: Denise Soares

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar