Caminhada e corrida de combate ao câncer reúne cerca de 1000 atletas em Belém

A manhã deste domingo, 08, foi dedicada à prevenção do câncer e ao esporte. Cerca de 1000 atletas participaram da 1º Corrida e Caminhada contra o Câncer de Belém. O evento organizado pela Federação Paraense de Atletismo (Fpat), contou com apoio da Prefeitura Municipal de Belém e Governo do Estado.

A largada aconteceu em frente ao Shopping Boulevard, às 6h, e percorreu algumas ruas do bairro do Umarizal. A corrida teve o percurso de 10 km e a caminhada, de 4 km. Para Eduardo Costa, de 24 anos, primeiro lugar na corrida, a competição vai além de disseminar a prática esportiva, ao ajudar na prevenção ao câncer. “É muito importante poder contribuir para a conscientização sobre a doença fazendo aquilo que eu mais gosto, que é correr”, disse.

Todo o valor arrecadado na inscrição do evento – R$ 50,00 para a corrida e R$ 30,00 para a caminhada – será destinado para a Associação de Apoio à Oncologia (Avao), que auxilia pessoas no tratamento contra o câncer.

Aos 40 anos, o cadeirante Josias Sales Vinhas tenta superar os obstáculos da vida todos os dias. Uma das barreiras enfrentadas por Josias foi acompanhar de perto o sofrimento de uma amiga que sofreu com câncer no colo do útero. Infelizmente, a doença da amiga não teve cura e ela faleceu há três anos. “Acompanhei toda a doença dela. Até o momento que ela precisou viajar para São Paulo na tentativa de se curar. Mas, não resistiu”, lembrou. “Por isso, acho fundamental esse tipo de iniciativa. Para que todos possam saber dos riscos da doença e se cuidar sempre”, concluiu Josias que participou na categoria da corrida e finalizou a prova após 50 minutos.

Na caminhada, entre as dezenas de pessoas inscritas estava o secretário municipal de Saúde, Sérgio Amorim. Ele alertou sobre a importância de realizar, constantemente, os exames de prevenção ao câncer e ressaltou a importância da PMB no apoio do evento. “O exercício reflete a qualidade de vida das pessoas e a campanha objetiva voltar os olhos ao combate à doença”, comentou o titular da Sesma.

“Essa foi a primeira corrida contra o câncer da região Norte. Apoiamos esta causa e pudemos participar na logística de todo o evento e na segurança dos atletas envolvidos na atividade”, complementou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Deivison Alves.

Outubro Rosa e Novembro Azul – Durante o mês de outubro, a PMB por meio de diversas secretarias municipais, realizou ações de conscientização e alerta para o câncer de mama e, em novembro, as atividades se voltam para o trabalho de prevenção ao câncer de próstata.

No Brasil cerca de 68,8 mil novos casos de câncer de próstata surgem a cada ano, dos quais 10% são diagnosticados em estágio avançado, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) indicam também que 51% dos homens nunca consultaram um urologista.

Ainda de acordo com dados divulgados pelo Inca, no primeiro semestre deste ano foram realizados 1,8 milhão de mamografias, sendo 1,1 milhão na faixa etária de maior incidência (50 a 69 anos) do câncer de mama. De janeiro a junho deste ano, foram realizados 1,8 milhão de mamografias no país, 31% a mais que no mesmo período de 2010 (1,4 milhão de exames). O crescimento é ainda maior, de 51%, quando comparados aos exames realizados entre mulheres de 50 a 69 anos (faixa etária prioritária) nos primeiros semestres de 2010 (724.409) com 2015 (1.092.577).

Na região Norte o aumento foi de mais de 100%, tanto no geral quanto na faixa prioritária, passando de 29.114 para 63.745, no geral, e de 14.376 para 33.963, na faixa prioritária.

Texto: Adriana Pereira

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar