Caminhada e passeio ciclístico alertam contra o sedentarismo

A 1° Caminhada e Passeio Ciclístico em celebração ao Dia Mundial da Atividade Física e Dia Mundial da Saúde realizada na manhã deste domingo,6, reuniram público de todas as idades desde às 7h na praça da República,local da concentração. O objetivo da ação realizada pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), é combater o sedentarismo e alertar a população sobre doenças como hipertensão, diabetes e obesidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a falta de exercícios físicos será a causa de 23,3 milhões de mortes em 2030, seis milhões a mais que em 2008, quando as doenças agravadas pelo sedentarismo fizeram 17,3 milhões de mortos. De acordo com a coordenadora municipal
de referência técnica em Humanização, Tiana Melul, que também faz parte da organização do evento a ação foi um pedido da OMS, que pretende conscientizar a população sobre os perigos do sedentarismo. "Por conta da vida corrida de trabalho que as pessoas têm, elas esquecem de fazer atividades físicas e por isso nós chamamos a população para alertar sobre a importância de combater o sedentarismo através das atividades", explicou.

A auxiliar administrativa Tatiane Oliveira, 32, foi para a caminhada acompanhada dos dois filhos. Edgar Oliveira,3, e Ester Oliveira,1. Ela afirmou ter participado principalmente para acabar com o sedentarismo. "Vim para a caminhada após ver a divulgação e a importância dessa
iniciativa que cada um de nós deve ter. É a primeira vez que participo, e trouxe a família para me acompanhar e aprender desde cedo como a atividade física faz bem para a saúde", declarou.

Após a caminhada que seguiu pela avenida Presidente Vargas e Serzedelo Corrêa, finalizando na Praça Batista Campos, mesmo debaixo do sol o grupo da Terceira Idade da Unidade Municipal de Saúde do Conjunto Maguary mostrou que não existe dia e nem hora para a prática de atividades físicas e apresentou vários tipos de exercícios corporais da medicina chinesa. "Além de ser um trabalho de inclusão social essa atividade com idosos é o resgate da autoestima de cada um que realiza diariamente as atividades da Unidade. O idoso fica reduzido ao isolamento social e com as práticas de exercícios físicos existe comprovadamente a melhoria da saúde de cada um", explica a coordenadora do grupo de idosos, Sandra Lúbia.

Após as apresentações, o Departamento de Vigilância à Saúde (Devs) realizou várias ações que fazem parte do projeto Devs Itinerante, que leva até a população serviços como: verificação de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação nutricional, orientações sobre as doenças endêmicas, teatro de fantoches e pinturas para o público infantil. "O Devs está aqui consolidando um trabalho da Sesma com a caminhada e o passeio ciclístico. É uma comemoração ao Dia Mundial da Saúde, e aproveitamos o local, que é uma praça onde existem várias pessoas, de várias idades, para alertar a população. Então, estamos com todas as nossas atividades aqui orientando e procurando fazer a integração com
as outras ações da secretaria", afirmou a diretora do Devs, Orliuda Bezerra.

De acordo com a Secretária de Saúde, Selma Alves, a iniciativa que já existe através do Devs Interativo, será ampliada mensalmente com ações integradas de todos os departamentos da Sesma. "Hoje o que nós estamos vendo aqui é a integração de todos os departamentos, que vai desde a atenção primária, perpassa pela promoção, prevenção e educação em saúde. A ideia é que esse tipo de ação seja realizada mensalmente, fazendo com que a saúde chegue de forma mais prática até a população", garante.

Texto: Kezia Carvalho

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar