“Hoje vim às ruas para fortalecer a campanha de combate à violência contra a mulher e incentivar outras mulheres a denunciar esse crime. Temos que mostrar que temos autonomia e não tememos mais às ameaças”. O depoimento é da professora Elena Mendes, de 52 anos, que após ser vítima de violência doméstica, passou a integrar a equipe da Coordenadoria da Mulher (Combel) no combate à violência. Nesta terça-feira, 08, ela participou de uma ação de conscientização contra a violência doméstica, realizada nas ruas de Belém.
A campanha, realizada por meio de “Blitz” nos cruzamentos de cinco bairros da cidade, reuniu grupos de mulheres, que com apitos, cartazes, faixas e panfletos nas mãos, chamavam a atenção de motoristas e pedestres para o tema da ação: Dê cartão vermelho à violência contra a mulher.
“Nosso objetivo é incentivar mulheres a lutarem por seus direitos, identificando e denunciando as formas de violência. Além disso, fizemos alertas sob os cuidados necessários à saúde feminina, para incentivar a realização dos exames de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero”, destacou a gestora da Combel, Noeme Barbosa.
O taxista Raimundo Fernandes, de 48 anos, foi uma das pessoas abordadas durante a ação. Ele destacou a importância da mensagem de respeito às mulheres, transmitida durante a campanha, e ressaltou que sempre procura passar esses valores para seus filhos. “Essa é uma campanha diferente e que impacta quem passa pelo local. Todas as mulheres merecem ser respeitadas, não somente no Dia Internacional delas, mas todos os dias”, frisou.
A autônoma Carla Macedo também foi abordada pela Blitz e comemorou ao ver a iniciativa nos sinais da cidade. “Hoje é um dia especial, porque ser mulher é poder viver uma experiência diferente todos os dias, e a dádiva de fazer a diferença no século XXI”.
As Blitz ocorreram nos cruzamentos da avenida Tamandaré com Padre Eutíquio; José Malcher com José Bonifácio; Duque de Caxias com Mauriti; Presidente Vargas com Serzedelo Corrêa e Barão de Igarapé-Miri com Liberato de Castro.
Texto: Karla Pereira
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								