O sádado,15, foi de muito trabalho para o Zé Gotinha. O personagem, criado pelo Ministério da Saúde para incentivar a vacinação infantil, recebeu abraços e encorajou centenas de crianças durante o Dia D de vacinação contra a poliomielite e multivacinação para atualização do esquema vacinal, na Unidade Municipal de Saúde da Providência, em Val-de-Cans. O local foi escolhido para a cerimônia de abertura da campanha.
Mãe do pequeno Jeferson,de 4 anos, a dona de casa Samanta Macedo levou o filho bem cedo para vacinar e recebeu os parabéns da equipe da unidade. Ela estava com todas as vacinas do filho em dia. "Eu fico feliz. Tenho muito cuidado com o meu filho e acho que a carteira de vacina dele mostra o que quero pra ele, que é saúde e que ele tenha muita felicidade no futuro dele", disse.
Na Unidade Municipal de Saúde da Sacramenta, a procura também foi grande. O tamanho da fila das crianças que estavam com vacinas atrasadas deu a dimensão da importância da campanha de multivacinação. "Eu trabalho a semana toda, então nem sempre posso trazer meu filho ao posto. Por isso, estou aproveitando pra colocar tudo no prazo. A fila está grande, mas não me importo de esperar. É pela saúde dele", garantiu Mari Silva, atendente de lanchonete e mãe do pequeno João Neto, de um ano e cinco meses.
Para Orliuda Bezerra, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, o engajamento da família para imunizar seus pequenos é muito importante para a saúde pública, sobretudo, na prevenção de doenças. “O vírus da poliomielite, também chamada de paralisia infantil, ainda circula em dez países. Manter a cobertura vacinal da poliomielite em 100% das crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, evita a formação de bolsões de pessoas não vacinadas, o que possibilitaria a reintrodução do poliovírus, favorecida pelo fluxo de viajantes. A polio é uma doença grave, de notificação obrigatória, que pode comprometer o futuro de uma criança. A vacinação é anual e em gotinhas rápidas, mas que refletem um ato de amor por nossos pequeninos", ressaltou.
A meta de vacinação contra a polio em Belém é de 92.768 crianças de seis meses a menores de cinco anos. Já a multivacinação, que é a atualização do esquema vacinal, não tem meta definida, mas todo o estoque das doze vacinas do calendário infantil foi reforçado para que o máximo de crianças seja imunizada.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Sérgio de Amorim Figueiredo, o Dia D ocorreu com tranquilidade em todos os 350 postos montados pela Sesma. Ele reforçou o trabalho da Prefeitura Municipal de Belém em garantir que todas as localidades do município tivessem acesso às vacinas. "Estivemos com postos funcionando em todos os distritos e ilhas de nossa Belém. A campanha segue até o dia 31 de agosto em todas as nossas unidades de saúde. Também faremos vacinação nas escolas. É um esforço conjunto para que consigamos mais uma vez alcançar a nossa meta e garantir a saúde das crianças do nosso querido município", frisou o secretário.
Serviço:
Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Campanha Nacional de Multivacinação para a atualização do esquema vacinal, em todas as Unidades Municipais de Saúde, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, até dia 31 de agosto. Não esqueça o cartão de vacinação da criança.
Texto: Paula Barbosa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								