Após três dias de desfiles na Aldeia Amazônica, a apuração das notas e o anúncio das escolas de samba campeãs do Carnaval de Belém estão confirmados para o dia 21 de fevereiro. A contagem dos votos será a partir das 10h, também na Aldeia, e logo após o resultado, será feita a entrega dos troféus às três melhores colocadas de cada grupo.
Na última noite de desfile, ocorrida neste domingo, 08, nove das dez agremiações do 3º Grupo passaram pela passarela da Avenida Pedro Miranda. A Escola de Samba Mocidade Mocidade Olariense não apareceu e foi desclassificada. Para quem fez questão de comparecer, a noite foi de folia e nem a chuva forte foi suficiente para diminuir o entusiasmo dos brincantes.
A primeira escola a se apresentar ao público foi a Associação Carnavalesca Feras da Sacramenta, que veio com o enredo “Dos Mistérios de Parana-Guaçu à origem das lendas”. A bateria comandada por Walmir Araújo da Conceição fez sucesso com as torcidas. De acordo com Walmir, a escola se empenhou “para ficar ainda mais bonita e com uma bateria de arrasar”.
O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Aquarela do Brasil foi o segundo a desfilar com 400 brincantes e defendeu o enredo Guerreiros da Floresta, numa referência aos povos que habitam as florestas da Amazônia paraense. Segundo Benedito Barra, coordenador da agremiação, a inspiração na cultura regional motivou a escola a desfilar com mais garra e determinação. O presidente, José Maria de Lima Pacheco, destacou que todas as fantasias foram doadas aos brincantes.
A terceira escola a passar pela avenida foi a Real Sociedade Cultural Portela que levantou o público com o samba enredo de “O Show vai começar”, uma alusão à alegria do circo que transformou a Aldeia Amazônica num picadeiro e já na 1ª ala trouxe a Gargalhada para a avenida com mãe e filha sambando juntas. “Já saio há três anos pela Portela, e ela [Vitória Gracyelly, de 13 anos] sempre me acompanha. Gosta tanto quanto eu”, afirmou a Dona de Casa, Dionéa Pereira da Luz.
O amor pelo carnaval também foi o motivador da presidente da Associação Carnavalesca Mocidade Botafoguense, Graça Maria de Brito, que sonha consagrar a escola campeã do 3º grupo neste Carnaval 2015. “A nossa escola vem do jeito que o carnaval pede! Não
tá faltando nada. Seria um sonho finalmente passar para o 2º grupo”, confessou a presidente da escola que defendeu o samba enredo “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.
Com 450 brincantes, 8 alas e o enredo “Brincando e Sambando Cacareco na Avenida vai Passando”, a Associação Carnavalesca Cacareco foi a 5ª escola a entrar na passarela. Dezenas de crianças levaram as brincadeiras tradicionais e histórias infantis para a 1ª ala da escola. Tudo sob a observação de perto do Juizado da Infância e Juventude, que orientou na garantia da segurança dos pequenos brincantes.
As últimas quatro escolas da noite foram o Grêmio Recreativo Carnavalesco Parangolé do Samba, Grêmio Recreativo Escola de Samba Paixão Rubro Negro, Agremiação Carnavalesca Beneficente Cultural Coração Jurunense e Grêmio Recreativo Escola de Samba Império da Alegria.
Texto: Kennya Corrêa
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								