Candidatos ao cargo de Conselheiro Tutelar do município de Belém participaram na manhã desta quarta-feira, 17, de uma prova de avaliação de conhecimentos, que é considerada eliminatória. A prova foi realizada na Escola Municipal Manuela de Freitas, no bairro de São Brás, que foi preparada para receber os 469 candidatos inscritos no processo.
A avaliação foi coordenada pela Prefeitura de Belém, por meio de diversas secretarias municipais, como a Secretaria de Gestão (Segep), de Educação (Semec) e Fundação Papa João XXIII (Funpapa). Mais de 30 fiscais foram distribuídos nas salas de aula para orientar os candidatos.
“Estamos contando com coordenadores e fiscais em todas as salas, para auxiliar e orientar todos os candidatos. Tudo está ocorrendo de acordo com edital do processo”, comentou Nazaré Costa, titular da Segep.
Prova – A prova, elaborada pela Semec, focou em temas como o Estatuto da Criança e Adolescente (Eca) e na Lei Municipal 9.115/2015 que fala sobre a Política Nacional dos Atendimentos das Crianças e Adolescentes. O teste foi composto por 50 questões objetivas e durou quatro horas.
“A avaliação é objetiva e visa testar o conhecimento dos candidatos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei Municipal”, explicou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Comdac), Haroldo Coelho.
Eleição – A eleição para os novos conselheiros será realizada no dia 6 de outubro. O processo é composto por duas fases – entrega de documentos e a avaliação de conhecimento -, após esses dois processos, o candidato fica apto a concorrer à eleição.
Todo o processo eleitoral é conduzido pelo Comdac e pelas secretarias da Prefeitura de Belém que fazem parte do Conselho Municipal. A eleição 2019 é válida para os próximos quatro anos, com 80 vagas disponíveis sendo 40 titulares e 40 suplentes.
Os cinco candidatos mais votados nos oito distritos administrativos, DAGUA, DAICO, DAENT, DASAC, DAOUT, DAMOS, DABEN e DABEL, que compõem o município de Belém, serão eleitos conselheiros tutelares.
Texto: Victor Miranda
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								