Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Profª Raimunda Lúcia Guerreiro, localizada no bairro do Marco, assistiram na manhã desta quarta-feira, 13, a apresentação do Canil da Guarda Municipal de Belém.
Logo na chegada, cerca de 33 crianças, na faixa etária de 1 a 3 anos, foram recepcionadas pelo “Ducão”, mascote do Grupamento de Ações Táticas com Cães (ATAC), que animou o encontro dançando, cantando, abraçando e brincando de roda.
Em seguida, entre saltos, obediência, buscas de objetos pelo faro e truques, a atividade demonstrou como os cães Índia e Hagi são habilidosos, disciplinados e oferecem segurança como verdadeiros guardas municipais.
Interação – A garotada interagiu com os cães e fez muitas imagens com os animais. A cada encenação, os cães e os guardas eram aplaudidos pelos pequenos. Entre elas, a aluna Sophia Vitória da Silva, 3 anos, turma de Maternal II, que fez questão de participar da brincadeira, escondendo na mochila a sandália para a cadela de faro Índia achar. “ Gostei de brincar com ela, é fofinha”, disse a aluna.
Josué Nogueira da Costa, do Maternal I, portador de TEA, tem 3 anos, estava animado e expressou sua vontade e felicidade, através do sorriso e de toques nos dois cães.
A visita do Canil na unidade de educação faz parte da Atividade Guarda Amigo da Escola, que busca multiplicar as formas de transmitir conhecimentos e estimular os alunos no processo de ensino-aprendizagem, além de estabelecer uma maior proximidade com a comunidade mostrando aos alunos e à direção, a importância dessa parceria.
“A ação reafirma o papel do Canil da GMB de não apenas proporcionar a segurança, mas também de promover momentos de alegria para a criançada. Foi realmente um dia inesquecível”, enfatizou o GM Luiz Fernando dos Santos.
Estímulo – Para a diretora da escola, Amanda Sá, esse encontro e convivência foi maravilhoso. “As professoras trabalharam com todas as crianças sobre a visita do canil da Guarda e eles ficaram animados e ansiosos. Ela destaca também, a importância das crianças terem contato com animais para o estímulo do desenvolvimento. “Esse contato, com certeza, estimulou o afeto, o cuidado com o animal e com o próximo. Foi um dia muito importante para todos”, disse a diretora.
Texto: Thais Veiga