Capacitação da Semma destaca métodos, riscos e prevenção durante a poda

O segundo dia do Curso de Qualificação de Técnicos para Poda e Revitalização de Àrvores, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) no auditório do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), levou orientações teóricas e práticas a um grupo de mais de 80 pessoas, entre acadêmicos e profissionais ligados à área ambiental e de manutenção paisagística.

Pela manhã, os participantes acompanharam a aula ministrada pelo instrutor técnico da Empresa Oliveira Motors, Fernando Oliveira, que teve como foco a Norma Regulamentadora 12. A NR, imposta pelo Ministério do Trabalho, prevê que todo operador de motosserra deve passar por treinamento em sala de aula. Além de demonstrar o funcionamento da máquina, o instrutor ressaltou a importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) durante a execução da poda.

“Não existe nenhuma atividade 100% segura, e se esse treinamento existe é porque a legislação prevê que a utilização desse equipamento traz riscos à saúde e segurança do operador, que precisa de certificação para usá-lo", ressaltou Fernando, aproveitando a ocasião para fazer um alerta aos alunos: “Um curso desse é importante porque, além de promover a atualização profissional, o conhecimento adquirido aqui nunca será perdido, ele vai com você pra toda a vida”.

Para o instrutor, o retorno dos alunos tem sido o melhor termômetro do sucesso do curso, pela participação ativa por meio de perguntas e até contribuição com suas próprias experiências no ambiente de trabalho. O Cabo G. Pinto, da 5ª Companhia do Corpo de Bombeiros do Pará, relatou que já desenvolve um trabalho específico com a poda de risco realizada pela corporação, e que a capacitação vem para ampliar esse campo de informações.

“Com a capacitação teremos mais condições de detectar outros problemas comuns nos vegetais. Além disso, as informações sobre o manuseio e funcionamento da motosserra tem sido imprescindíveis, devido o risco que o equipamento oferece", destacou o bombeiro.

Pela tarde, a diretora do Departamento de Poda da Semma, Simone Galvão, procedeu às atividades práticas do dia, com supervisão do Corpo de Bombeiros. As técnicas utilizadas, normas de segurança e também a importância de identificar que tipo de poda deve ser posta em prática foram alguns dos pontos enfocados. Nesta quarta-feira, 1º, a capacitação vai frisar as técnicas de poda de risco; equipamentos de segurança e fatores que podem dificultar o trabalho. O curso é inteiramente gratuito.

Texto: Andre Macedo

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar