Empresários, chefes de cozinha, gerentes, recepcionistas e garçons que trabalham no ramo da gastronomia, em Mosqueiro, receberam treinamento para entender como destinar, de forma segura, os resíduos que são gerados pelo segmento, além de priorizar a utilização de recursos renováveis. O workshop Preservação e Sustentabilidade foi realizado nesta terça-feira, 29, no distrito.
O treinamento é uma realização da Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e da Companhia de Desenvolvimento e Administração de Áreas Metropolitanas (Codem), com participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
O curso integra um cronograma de ações desenvolvido pela Prefeitura de Belém, com a intenção de melhorar o atendimento aos frequentadores de Mosqueiro. O calendário de treinamentos é formado por cinco workshops, que têm inscrição de graça.
A diretora de Turismo da Belémtur, Ana Santiago, explica que o curso ensina como destinar e separar, de forma responsável, os resíduos gerados, não só nos estabelecimentos comerciais, mas também nas residências. "Precisamos agir em prol de mudanças sociais e ambientais, além de compreender melhor a importância global que tem a região em que nós vivemos", afirma.
"Precisamos entender como destinar de forma segura os resíduos que geramos, e compreender que a preservação vai além do conceito de desenvolvimento sustentável, e não se limita apenas à noção de proteção do nosso meio ambiente e proteção do rio, que nos garante a fonte renda, mas gerenciar o descarte do lixo que produzimos não só no restaurante, mas também em casa de forma cautelosa e pensando sempre em proteger os recursos naturais”, diz Suellem da Silva, colaboradora na Barraca Paraíso.
Para fomentar o desenvolvimento turístico, conduzir, e proporcionar a esses profissionais que atuam na ilha de Mosqueiro a construção de uma sociedade sustentável é fundamental para o progresso da isonomia econômica, justiça social, o incentivo à diversidade cultural e defesa do meio ambiente, avalia a diretora de Turismo da Belémtur.
“Mas, para se obter um resultado considerável, é preciso percorrer um caminho no meio da economia sustentável e concentrar forças na preservação da natureza, minimizando os seus impactos, sem deixar de atender às necessidades básicas da população”, acrescenta Ana Santiago.
Educação sustentável
Mais de trinta profissionais participaram do workshop, que pretende qualificar e desenvolver as atividades turísticas das ilhas que compõem o município de Belém. É esperada uma grande adesão dos restaurantes, turistas e frequentadores da ilha de Mosqueiro ao Festival Gastronômico que será realizado ainda nesse semestre no distrito.
Serviço:
O próximo workshop está previsto para o dia 5 de abril, com o tema "Descarte e Separação do Lixo". As inscrições são realizadas de forma gratuita na sede da Agência Distrital de Mosqueiro, localizada na rua 15 de Novembro, 664, na Vila.
Texto: Kamila Santos
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								