O caramanchão da praia do Chapéu Virado, que desabou no último dia 5 de fevereiro em decorrência da ventania e das avarias na sua estrutura, será readequado aos moldes originais, segundo explicou a arquiteta Márcia Miranda, da Secretaria Municipal de Urbanismo e coordenadora do projeto de reforma. O início das obras ocorreu nesta segunda-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, pouco mais de um mês após a visita técnica da Prefeitura Municipal de Belém.
A agente distrital, Vanessa Egla, acompanhou os trabalhos e destacou a participação feminina no projeto. “Muito feliz por estarmos protagonizando a reforma de um logradouro tão importante à memória histórica de Mosqueiro, mas que ficou abandonado por tantos anos, gerando seu desabamento”, disse a gestora.
O prazo para entrega do novo caramanchão é de 30 dias. Segundo Márcia Miranda, a estrutura em concreto será mantida e reforçada. A parte em madeira será construída em maçaranduba, espécie bastante resistente à ação do tempo, considerando que a área recebe fortes correntes de ventos, chuvas e sol. A peça não sofrerá alterações na sua concepção arquitetônica, devido à memória afetiva com a história da ilha, seus moradores e visitantes.
A expectativa é que o novo caramanchão, que é uma peça de embelezamento urbano, volte a ser um dos pontos mais visitados no balneário de Mosqueiro.
RENDA – A obra do novo caramanchão deu emprego para 12 operários da construção civil. São pedreiros, ajudantes de pedreiro e carpinteiros. Durante um mês, o grupo vai trabalhar e garantir uma renda extra à família. O ajudante Rogério Renan estava desempregado e festejou muito o novo trabalho. “Feliz porque vou ter dinheiro para pagar minhas despesas”, contou.
A situação é a mesma dos ajudantes Paulo Vitor e João Sergio, que perderam o emprego no tempo mais duro da pandemia. Ele diseram que a partir de agora é melhorar e ainda mais em um lugar tão bonito, como Mosqueiro.
A área em torno do caramanchão será fechada por um tapume. Além da arquiteta Márcia Miranda, também fazem parte da equipe da Seurb, a engenheira civil, Lorena Barbosa, e o engenheiro Augusto Monteiro.
PREVENÇÃO – A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), iniciou nesta segunda-feira, 8, as obras de limpeza do canal do Cariacanga, na rua Marques Braga, no bairro do Pantanal. A ação evitará alagamentos nas Travessas Pratiquara e Siqueira Mendes, na vila de Mosqueiro.
Texto: Selma Amaral
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								