A apuração do concurso de escolas de samba de Belém será no próximo dia 21, mas já se pode dizer que o Carnaval da capital paraense ganhou nota 10 no quesito participação de público. Este ano aproximadamente 100 mil pessoas foram à Aldeia Amazônica David Miguel, no bairro da Pedreira, nos três dias de desfiles oficiais e nos dias de ensaio técnico, nos dias 4 e 5, segundo a equipe de Ação Cultural da Prefeitura de Belém.
A festa momesca também atraiu um público estimado de 200 mil pessoas às ruas dos bairros da Cidade Velha, Cremação, Marambaia, Pedreira, Condor e Portal da Amazônia, durante os pré-carnavais, aos domingos, além dos oito Portais da Folia em Belém e nos distritos.
Há muito tempo a festa, que é uma das mais tradicionais manifestações populares brasileira, não tinha tanta expressividade de público na cidade. No ano de 2014, por exemplo, o Carnaval na Aldeia Amazônica reuniu 60 mil pessoas durante os quatro dias de desfile e dois de ensaio técnico.
A antecipação do Carnaval de Belém em relação à data oficial comemorada em todo o país foi uma estratégia sugerida pelas próprias agremiações carnavalescas desde o ano passado e que vem dando certo. Dessa maneira, os belenenses podem prestigiar a programação organizada pela prefeitura, através da Fundação Cultural de Belém (Fumbel).
O presidente da escola de samba Rancho Não Posso Me Amofiná, campeã do ano passado, João Monteiro Vidal, aprovou a mudança."Tanto o ano passado quanto esse ano, a mudança na data do carnaval municipal foi de grande importância, pois fez com que o publico comparecesse em massa à Aldeia Amazônica, no horário programado. Isso mostra que o carnaval vem passando credibilidade ano após ano para a população que prestigia essa grande festa", comentou o carnavalesco.
Quem também percebeu a diferença foi a cabeleireira e maquiadora Vera Lúcia Lima Dias Tavares, 32. Este ano ela desfilou pela escola Matinha, a sétima a se apresentar na Aldeia Amazônica no grupo das escolas especiais e se surpreendeu com a quantidade de pessoas que ainda estavam nas arquibancadas até o final dos desfiles.
"A gente sabe que a maioria das pessoas vai para assistir as suas escolas preferidas e que depois elas logo vão embora. Como a nossa escola foi a sétima a desfilar, já de madrugada, me espantei quando vi o mesmo público que estava no início da programação", comemorou. "Isso já vem acontecendo há pelo menos dois anos. A melhor coisa que fizeram foi antecipar o Carnaval, porque aí as pessoas podem prestigiar as agremiações locais e sem prejudicar o passeio coma família no feriado", completou.
Em 2015, a prefeitura investiu mais de R$ 2 milhões em todo Carnaval, contando com as edições do “Folia nos Bairros”, e nos distritos de Icoaraci, Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba, além dos desfiles oficiais na Aldeia Amazônica e Distritos.
O diretor cultural da Fumbel, Marcos Marques, explicou como a atual gestão municipal atuou para resgatar o brilho do carnaval de Belém. “O primeiro ano de gestão serviu para avaliarmos como era feito o Carnaval, como o público se comportava e quais os desafios teríamos para traçar um carnaval popular e que fizesse com que o público participasse sem deixar a nossa cidade no período momesco. Para isso, melhoramos a estrutura de som e iluminação, os palcos dos pré-carnavais se misturaram às velhas marchinhas de carnaval com o som da nossa música paraense, criando assim o Carnaval para todos os ritmos e todas as tribos".
A avaliação é de que a estratégia deu certo. "O público que frequentava o pré-carnaval ou o Portal da Folia já sabia que iria encontrar uma programação diversificada e que não deixaria ninguém parado, misturando o rock, pagode, axé, arrocha, carimbó e é claro as marchinhas de salão. Outra ideia para manter o público crescente nos desfiles das escolas de samba foi manter o carnaval antecipado. Assim as escolas podem levar suas comunidades para torcer e vibrar fazendo um belo espetáculo. Assim, Belém passa a reviver os velhos carnavais, totalmente regatado e crescente”, frisou Marques.
E as opções para curtir o Carnaval na capital paraense não acabaram após o concurso das Escolas de Sama. Neste final de semana do feriado prolongado será realizado o concurso de blocos carnavalescos do primeiro e segundo grupo. A programação será na Aldeia Amazônica, no próximo sábado, 14, com início às 19h.
Veja a programação:
Concurso de blocos carnavalescos do 1º grupo
1 – Encantos do Pará
2 – Mexe – Mexe
3 – Sapo Muiraquitã
4 – Império Jurunense
5 – Mocidade Alegria da Pedreira
6 – Chupicopico
7 – Estrela Rreluzente
8 – Unidos da Pedreira
Concurso de blocos carnavalescos do 2º grupo
1 – Mocidade unida do Umarizal
2 – Quem é Quem na Folia
3 – Cheiro Cheiroso
4 – Acadêmicos do Samba da Terra Firme
5 – Mocidade Independente
6 – Estação Terceira
Texto: Dandara de Almeida
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								