Cemitério Santa Izabel terá música instrumental no Dia das Mães

Uma programação especial e diferenciada espera o publico que for ao cemitério Santa Izabel, no bairro do Guamá, neste domingo,11. O local, que há mais de três décadas não recebia reforma, este ano, está de cara nova, após receber revitalização em seus espaços interno e externo.

As obras de revitalização foram realizadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo ( Seurb) em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) e Secretaria Municipal de Economia (Secon).

Para o Dia das Mães, a Seurb fará uma programação musical, das 9h às 11h30, com a apresentação de música instrumental (violino e saxofone). Haverá ainda distribuição gratuita de água mineral e ventarolas para os visitantes. Além desta recepção, quem for ao local poderá participar de ações educativas de combate à Dengue, e medições da pressão arterial e glicemia, realizadas pela Sesma. A expectativa é de que passem pelo Santa Izabel nesta data, de 25 a 30 mil pessoas, segundo Roberto Ribeiro, administrador do espaço.

Vendedores – De acordo com a Secon, existem 14 ambulantes cadastrados, atuando na parte externa do cemitério, sendo que, só será permitida a venda de velas e flores. Além disso, esta venda só será autorizada na parte externa do cemitério.

Ao todo 20 homens da Secretaria estarão desde às 5 horas do domingo (11), realizando um trabalho de fiscalização interna e externamente no espaço.

Segurança – Para garantir a segurança aos visitantes, a Guarda Municipal de Belém (GMB) vai atuar em todos os cemitérios da cidade no próximo sábado 10, e no domingo 11, com um efetivo de 600 homens, 13 viaturas e 20 motos durante dois dias.

O Cemitério de Santa Izabel por ser o maior em extensão e por ter uma grande demanda de público contará com efetivo de 400 homens atuando internamente e externamente com rondas volantes realizadas por 06 viaturas e 09 motos que atuarão em parceria com a Polícia Militar.

Obra – O trabalho de reforma e revitalização do cemitério Santa Izabel iniciou na primeira quinzena do mês de março. As passarelas que estavam danificadas, ou que já não existiam mais, foram refeitas e agora são de concreto, visando a melhor locomoção das pessoas. A capela também teve um reparo especial; foi reformada, recebeu pintura nova, teve o telhado recomposto e parte do piso recuperado. As grades frontais do cemitério foram pintadas, o mato do entorno das sepulturas retirado, árvores podadas pela Semma. As placas de identificação das alamedas e mapas também foram substituídas e, um belo trabalho de paisagismo foi realizado no corredor de entrada do local.

Na parte externa, a calçada que antes era de pedra portuguesa e já estava totalmente danificada, foi reconstruída, passou a ser de piso intertravado e tátil – atendendo as necessidades dos deficientes visuais -, e a calçada também ganhou uma iluminação pública totalmente nova. Rampas de acessibilidade para cadeirantes também foram construídas. Vale lembrar, que a sinalização horizontal e a faixa de pedestre foram revitalizadas pela Semob.

Cemitérios – A Secretaria Municipal de Urbanismo realizou um trabalho de limpeza nos cemitérios São Jorge, no bairro da Marambaia; Soledade, no bairro Batista Campos; e no São José, no bairro do Bengui. Ao todo cerca de 70 homens da Sesan e Seurb atuaram neste processo, tanto no espaço interno quanto no espaço externo destes cemitérios.

Serviço:

Sábado – 10/05

Cemitério Santa Izabel:

7h – Abertura dos portões principal, da alameda São Pedro (Severa Romana) e de acesso pela Rua Barão de Mamoré;

17h – Fechamento do portão principal;

São Jorge (Marambaia):

7h – Abertura do portão;

17h – Fechamento do portão;

Nossa Senhora da Soledade (Batista Campos): Não haverá visitação.

São José (Bengui): O portão permanecerá aberto para visitação durante todo o dia.

Domingo – 11/05 (Dia das Mães)

Cemitério Santa Izabel:

6h – Abertura do portão principal;

7h – Abertura dos Portões das alamedas São Pedro (Severa Romana), São Benedito, Santo André, São Paulo e de acesso pela Rua Barão de Mamoré;

7h – Missa

7h às 17h – Serviço de conscientização contra o trabalho infantil realizado pelo conselho tutelar;

7h às 12h – Serviço de conscientização de prevenção contra a Dengue, medição de pressão arterial e glicemia;

9h as 10h – Música instrumental (Violino);

10h as 11h30 – Música instrumental (Saxofone);

18h – Fechamento do portão principal;

18h30min – Encerramento das visitas.

São Jorge (Marambaia):

6h – Abertura do Portão principal;

7h – Missa celebrada pela diocese da Marambaia;

7h às 17h – Serviço de conscientização contra o trabalho infantil realizado pelo Conselho Tutelar;

7h às 12h – Serviço de conscientização de prevenção contra a Dengue (Devs/Sesma);

18h – Fechamento do portão principal;

18h30min – Encerramento das visitas.

Nossa Senhora da Soledade (Batista Campos):

6h – Abertura do Portão principal;

7h, 10h, 17h – Missa;

7h às 12h serviço de conscientização de prevenção contra a Dengue ( Devs / Sesma);

18h – Fechamento do portão principal;

18h30min – Encerramento das visitas.

São José (Bengui): Não haverá programação da Seurb, entretanto há visitação durante todo o dia.

Texto: Danielle Zuquim

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar