A Prefeitura de Belém, por meio das secretarias municipais de Urbanismo (Seurb) e de Saneamento (Sesan), realiza a limpeza dos cemitérios públicos da capital para o Dia de Finados. São esperados cerca de 60 mil visitantes nos cemitérios Santa Izabel e São Jorge, únicos ainda ativos, somente o final de semana que antecede o feriado.
O cemitério Santa Izabel, localizado no bairro do Guamá, é o maior e mais movimentado da cidade. No local existem cerca de 48 mil unidades de sepulcros, entre catacumbas, jazigos, mausoléus, ossuários e jardineiras e são realizados em média seis sepultamentos por dia.
Em 2014 o cemitério de Santa Izabel passou por uma importante reforma interna e externa. Para o feriado deste ano, a Sesan realiza a limpeza geral da parte interna, como capinação e retirada de lixo. A expectativa de público no feriadão é de 30 a 40 mil pessoas.
No cemitério São Jorge, localizado no bairro da Marambaia, o segundo mais visitado, estima-se de 15 a 30 mil visitantes. O espaço tem em média dez sepultamentos por semana e possui cerca de 22 mil sepulcros, entre catacumbas, jazigos, mausoléus, ossuários e jardineiras. A limpeza também conta com capinação e retirada de lixo.
O horário de funcionamento para os dois cemitérios é das 8h às 17h no sábado e domingo. Na segunda, feriado, o horário será das 6h às 18h.
O cemitério da Soledade, na Batista Campos, abrirá para visitação, somente no feriado, das 7h às 13h. Já o São José, no Benguí, os portões permanecerão abertos todo o final de semana e feriado.
Texto: Danielle Zuquim
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								