Centro Comunitário no Jurunas já conta com projeto social da GMB

O Projeto Anjos da Guarda já é uma realidade no Centro Comunitário Allan Kardec no bairro do Jurunas. A solenidade de implantação ocorreu na manhã desta sexta-feitra 09, com a abertura feita pela Banda de Música da Guarda Municipal de Belém (GMB), a participação do Subcomandante Geral da GMB,Edson Wander, os guardas que atuam como instrutores no projeto, lideranças comunitárias e mães dos jovens que serão atendidos pelo Anjos da Guarda.

No Centro Comunitário Allan Kardec, 200 jovens na faixa etária de 7 a 14 anos vão ser atendidos com atividades, socioculturais e esportivas destinadas à ocupação do tempo ocioso dos estudantes fora do período de aula.

O Projeto Anjos da Guarda tem como objetivo, atender estudantes na faixa etária dos 07 aos 14 anos em situação de vulnerabilidade social, visando envolver os participantes em atividades educativas e esportivas, mantendo os meninos e meninas longe das ruas e , consequentemente, da criminalidade. Após os 14 anos, os jovens atendidos pelo projeto na faixa etária de 15 a 18 anos passam a fazer parte de uma nova etapa do projeto através do pólo esportivo.

O projeto é executado por voluntários da Guarda Municipal de Belém, que são responsáveis pela orientação das atividades dirigidas aos alunos. Todos atuam fora da escala normal de serviço com a oferta de conhecimentos de cidadania, cultura, reforço escolar, esporte e lazer.

Para Rosa Pereira, mãe de quatro filhos menores e que trabalha como empregada doméstica, a iniciativa é muito boa. “Agora vou sair para trabalhar mais tranquila, pois sei que fora do horário escolar os meus filhos vão ser assistidos por pessoas sérias e em condições de prepará-los para um futuro melhor”, declara Rosa.

A secretária do Centro Comunitário Allan Kardec, Valdinete Amaral, destaca a importância do poder público municipal se preocupar em buscar esta interação com a comunidade. “É de suma importância um projeto desta natureza que atende nossas crianças e adolescentes, levando para estes jovens uma melhor qualidade de vida e uma nova expectativa”, afirma.

O subcomandante Edson Wander, coordenador geral do Projeto Anjos da Guarda, ressalta a importância do projeto no que se refere à prevenção. “Esta é uma das maneiras de trabalharmos de forma preventiva, levando esperança, conhecimento e orientações a estes jovens, que muitas vezes não contam com este apoio no seio familiar”, avalia o oficial.

Texto: Lucelia Fernandes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar