Centro de Informações Toxicológicas completa 24 anos com atendimento à população

Com uma semana voltada à capacitação de seus profissionais, o Centro de Informações Toxicológicas de Belém (CIT) comemora 24 anos de fundação. A programação segue até sexta-feira, 1º de abril, no Centro de Estudos do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), no bairro do Guamá, com palestras e debates voltados ainda a estudantes e colaboradores das redes municipal e estadual.

Nesta quarta-feira, 30, também foi feita uma homenagem ao fundador do CIT, o médico infectologista Pedro Pardal. “Para mim essa homenagem é muito importante, pois o CIT faz parte da minha vida. Aprendi e continuo aprendendo muito aqui. Essa homenagem me deixa feliz pela lembrança. Ser lembrado assim, quer dizer que você fez algo pelo bem da população”, disse o infectologista, que recebeu uma placa comemorativa alusiva aos 24 anos do espaço.

A coordenadora do CIT, Shirley Dourado, destacou a importância do serviço prestado à população – em casos de intoxicação, acidentes com animais peçonhentos ou dúvidas sobre fármacos em geral – e a homenagem feita ao fundador do centro.

Segundo ela, as atividades, nos últimos dois anos, tiveram que ser adequadas ao formato virtual, por conta da pandemia. “Essa data é um marco para nós do CIT, especialmente por estarmos próximos de alcançar um quarto de século atendendo à população com este serviço, que pertence à Sesma. Com a homenagem ao doutor Pardal, queremos resgatar essa memória, esse momento. É uma forma de celebrar o serviço, a vida e nossos profissionais”, disse a coordenadora.

A programação técnica comporta mais de 20 horas de capacitação com especialistas abordando os mais variados assuntos acerca de intoxicações, como manejo de vítimas de animais peçonhentos, manejo de vítimas nos acidentes domissanitários e principais intoxicações por fármacos, entre outros.

Sobre o CIT – Fundado no dia 30 de março de 1998, o Centro de Informações Toxicológicas de Belém é um projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (Proex-UFPA) e funciona no quinto andar do HUJBB.

O projeto se dá por meio de parceria entre a UFPA e a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), integrado à Rede Nacional dos Centros de Informações Toxicológicas (Renacit), coordenada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O Centro serve também de campo de estágio para estudantes de Medicina, Enfermagem e Farmácia da UFPA.

Para facilitar a comunicação com os profissionais de saúde e população que solicitam informações e orientações em caso de acidentes, o Centro de Informações Toxicológicas dispõe dos telefones 0800 722 6001 (ligação gratuita), (91) 3249-6370 e (91) 3201-6640 e ainda o atendimento pelo WhatsApp (91) 98628-4585 e (91) 98519-8770.

Texto: Luiz Carlos Santos

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar