Conhecer o Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência e suas famílias foi o objetivo da visita do secretário nacional de promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Direitos Humanos, Antonio José Ferreira, à Belém, na tarde desta quinta-feira, 04.
Antonio José Ferreira participou da cerimônia de inauguração da primeira Central de Interpretação de LIBRAS (CIL) no Pará e aproveitou a oportunidade para conhecer a política voltada às pessoas com deficiência que necessitam de apoio para a realização de atividades básicas da rotina diária.
“Estou impressionado com a estrutura do local, toda a equipagem da casa a partir dos recursos disponíveis, equipe técnica e atendimento aos usuários”, elogiou o secretário. “A nossa visita é importante para conhecer e orientar o serviço de uma forma mais organizada para nortear o atendimento de acordo com as diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome”, complementou.
Inaugurado em dezembro de 2013 e gerenciado pela Fundação Papa João XXIII (Funpapa), o Centro-dia de Referência para Pessoas com Deficiência em Situação de Dependência faz parte do sistema de Proteção Social Especial de Média Complexidade do Sistema Único de Assistência social (SUAS), conforme Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais/2009.
O local tem capacidade para atender 30 pessoas por dia com idade entre 18 a 59 anos. Os usuários recebem apoio em atividades como arrumar-se, vestir-se, comer, fazer higiene pessoal, locomover-se e outras, além de auxílio para o desenvolvimento pessoal e social, para garantia de vida de forma mais independente possível.
“O trabalho busca favorecer a integração e a participação dessas pessoas na família e em grupos sociais”, explicou Vanessa Furtado, terapeuta ocupacional e coordenadora do espaço que também presta orientação aos cuidadores para que incentivem a autonomia da pessoa com deficiência e também a inclusão social dos mesmos.
É no Centro-Dia que a artesã Maria Lenilde Migueis deixa o filho Kleison Migueis, 21, todos os dias e segue para o trabalho. Kleison faz todas as atividades do cotidiano e outras específicas para suas necessidades com auxílio de uma cuidadora de referência. “Deixo meu filho às 8h e só volto às 16h. Aqui ele é muito bem tratado pela equipe”, disse.
O Centro-dia fica localizado Rua dos Caripunas entre 9 de Janeiro e Três de Maio, nº 3269, no bairro da Cremação, no período das 08h às 16h, de segunda a sexta-feira.
A Central de Interpretação de LIBRAS é resultado da parceria entre Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e funciona em Belém, no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), na Av. Almirante Barroso nº 1.765 com três intérpretes, e agenda atendimento via web, email ou telefone.
Texto: Denise Soares
 
								 
															 
											 
								 
															 
								 
								 
								