Centro Odontológico volta a oferecer serviço de prótese dentária em Belém

Quanto vale um sorriso novo? De acordo com a aposentada Maria do Livramento, de 68 anos, “não tem preço!”. Dona Maria foi a primeira usuária do Centro de Especialidade Médico Odontológico (Cemo) da Secretaria municipal de Saúde de Belém (Sesma) a ser atendida pelo novo serviço de prótese, que passou a ser oferecido no espaço a partir desta segunda-feira, 21.

Neste primeiro momento estão sendo atendidos no espaço as pessoas encaminhadas pela Casa do Idoso. São 30 atendimentos por mês para diminuir a demanda reprimida da Casa, onde mais de 600 idosos têm necessidade de prótese odontológica. Para dar conta dessa demanda um laboratório para a produção das próteses foi montado e já está em pleno funcionamento no Cemo.

Para a coordenadora do Centro, Ceci Becker, voltar a oferecer o serviço de prótese dentária vai além de uma questão de saúde pública. “Nós temos a obrigação de reabilitar essas pessoas. Muitas delas não conseguem se alimentar direito, a questão nutricional fica prejudicada. Fora isso, é devolver a cidadania e a autoestima, desses idosos. É muito importante para qualquer ser humano, sorrir e comer bem”, ressalta.

O atendimento no serviço de prótese dentário passa a ser oferecido, diariamente, no Cemo. De acordo com a odontóloga, Carol Ichiguro, a expectativa é atender cerca de 5 pessoas por dia de segunda a sexta. “É muito importante para gente voltar a ofertar aqui no Centro essa especialidade. E para mim, enquanto profissional é muito gratificante contribuir para que uma pessoa volte a sorrir”, destacou.

Ampliação – A expectativa da Sesma é que em dois meses o serviço de prótese dentária oferecido pelo Cemo possa ser estendido para as unidades de saúde. Além disso, um Centro de Especialidade Odontológica deve ser montado também no distrito de Mosqueiro, já em agosto, e que deve contar com um laboratório de prótese. Até o final do ano, novos serviços voltados para a saúde bucal deverão ser ofertados pelo Cemo.

“Nós acabamos de presenciar o momento em que uma pessoa recebeu a primeira prótese odontológica já dessa primeira fase de funcionamento do serviço. A alegria, a felicidade, a emoção dessa pessoa contagiou a todos, que com toda a certeza terá a sua vida mudada. Esse é um serviço fundamental para o município, que infelizmente estava desativado há muito tempo e que conseguimos reativar com toda a estrutura, equipamentos, medicamos e profissionais. Portanto, um grande avanço para o município de Belém”, destaca o secretário municipal de saúde, Maurício Bezerra.

Texto: Danielly Gomes

Compartilhe: 

Veja também

Pesquisar